Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cocal de Telha: Servidores são convocados para debater Previdência Própria

Prefeita Ana Célia convocou todos os servidores municipais efetivos, secretários municipais, sindicato e vereadores para debater o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

03/05/2017 23:32

Em reunião realizada na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva na tarde desta Quarta-Feira, 03 de Maio, a Prefeitura de Cocal de Telha reuniu todos os servidores municipais, secretários municipais, representantes do sindicato das categorias e vereadores, foi debatida a possibilidade criação do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos municipais efetivos.

Segundo a prefeita Ana Célia, esse é o momento de se buscar uma estabilidade e planejamento de um futuro seguro e certo para os servidores do município. A situação requer uma atenção especial e a gestão precisa “respirar”, pois os recursos diminuem mês a mês e as necessidades de investimentos e de melhorias somente aumentam.

A gestora disse que a reunião tem como objetivo apresentar modelos positivos e que para isso convidou o Presidente do MURICI-PREV Dario Carlos e o Prefeito Ricardo Sales do município de Murici dos Portela e o prefeito Tim Medeiros de Capitão de Campos. Ambos os prefeitos se debruçaram em afirmar que o regime próprio para dar certo é necessário somente a participação efetiva dos servidores e atualmente o modelo de RPPS é a melhor opção e a única com segurança para se garantir a aposentaria no serviço público.

Desde o início de sua gestão, a prefeita Ana Célia estuda a possibilidade de adotar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e que agora no início de seu segundo mandato volta a reaver a discussão. A Previdência Própria que tem por base a capitalização das contribuições para posterior pagamento integral das aposentadorias. Ele funciona através de uma autarquia que fica responsável pela manutenção permanente do cadastro dos beneficiários e a gestão dos fundos e recursos arrecadados.

Segundo Dario Carlos, do Muriciprev, o Regime Próprio se destaca também pela rapidez e desburocratização do sistema. Para garantia dos servidores, todas as ações realizadas pela autarquia são fiscalizadas pelo Ministério da Previdência, Ministério Público Federal e Tribunal da Contas, além dos conselhos fiscais e administrativos formados pelos funcionários municipais efetivos do nosso município.

A Prefeita Ana Célia disse que deixa os servidores à vontade para avaliar e decidir sobre o que é melhor. Mas a gestão encaminhará o projeto para Câmara de Vereadores nos próximos meses e adotará todas as medidas para implantação imediata antes que a situação piore e se torne irremediável. A gestora acrescentou ainda que novas reuniões serão realizadas com o objetivo de suprir os servidores de todas as informações necessárias para que tenham uma avaliação completa e para que possam decidir se adequações no projeto na criação do RPPS em Cocal de Telha.

Fonte: DEPTOCOM
Edição: MARCELO BARROS
Por: MARCELO BARROS E JOELMA BONA
Mais sobre: