Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cocal de Telha sedia encontro da ODM

Representantes dos municípios de Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha e Juazeiro do Piauí participaram do encontro da ODM

17/06/2015 15:44

Nesta quarta-feira, dia 17 de Junho, o Município de Cocal de Telha sediou o Encontro do Núcleo ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O encontro aconteceu no prédio da Creche e Pré-escola Vovó dos Anjos no centro da cidade durante toda a manhã desta quarta. O objetivo do encontro foi de reafirmar o comprometimento de Cocal de Telha e implantar o Núcleo Municipal, além de incentivar a criação do Núcleo Regional na região envolvendo outros municípios como Boqueirão do Piauí, Juazeiro do Piauí e Jatobá do Piauí que estiveram presentes no encontro e outros que não puderam comparecer.

Compareceram ao evento os secretários municipais de Cocal de Telha, Ivan Monteiro(Administração e Planejamento), Josiel Reinaldo(Finanças), Filho da Cleuta(Infraestrutura), Reginaldo Daniel(Ação Social), Helena Carvalho(Educação), Rodrigão(Meio Ambiente), Viviane Martins(Agricultura), Walber Furtado(Cultura) e Antonio Nilson(Esportes). Vereadores: Karyne Aragão, Mirian, Chico Porteira, Elimar, Leandro, Quaresma e Kilson Anastácio. Estavam também representadas entidades civis: associações, igrejas, sindicato, NUCA, Conselhos Municipais, Conselheiros Tutelares e outros.

A prefeita Ana Célia fez a abertura dos discursos e destacou a importância da mobilização da sociedade em geral para que possamos fazer do planeta um lugar bem melhor para se viver e salientando ainda a parceria entre os poderes públicos e as entidades civis e disse que embora gestoras do município as suas tomadas de decisões partem da premissa de cidadã apaixonada por sua terra natal. Ana Célia agradeceu aos municípios presentes e ressaltou a construção de uma nova política na região que é o forte elo existente entre os prefeitos que se unem como “irmãos” para um colaborar na solução dos problemas dos outros. Citou o prefeito Dalberto Rocha, Jatobá do Piauí, que sempre que solicitado colabora com o município de Cocal de Telha, assim como acontecem com os outros municípios.

Quatro municípios da região estiveram presentes ao encontro mandando seus representantes que foi o caso de Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí e Cocal de Telha. No evento também estavam presentes os representantes da Associação dos Municípios – APPM e Coordenadora Geral da ODM Piauí Conceição Freitas e o Narcizo Chagas Representante do Piauí no Colegiado Nacional da ODM.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000. Na ocasião, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até o final de 2015.

Acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a AIDS, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecimento de parcerias pelo desenvolvimento. Esses são os objetivos traçados internacionalmente, com a acolhida do Brasil.

Edição: Ascom
Por: Marcelo Barros
Mais sobre: