Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cocal de Telha poderá sofrer novamente com a dengue, chikungunha e zika

O alerta é do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde que planeja ações de combate ao mosquito.

22/01/2017 20:17

Com a chegada do período chuvoso cresce a preocupação sobre uma possível epidemia de dengue novamente em nosso município. Esse é o cenário ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunha.

A dengue é um problema de todos e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito e impedir uma epidemia. Recentemente o município passou por uma epidemia e precisou além da colaboração da população contou até com a ajuda do Exército Brasileiro. No ano de 2016 o município foi controlado mas alguns moradores esqueceram de manter o combate e o mosquito volta a ameaçar com uma epidemia novamente.

A informação é da Coordenação do Departamento Municipal de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde que já identificou várias residências na zona urbana e até na zona rural com focos do mosquito. A situação é preocupante e requer uma atenção de todos, não só dos profissionais da saúde.

Segundo Ednalva Medeiros, Coordenadora do Departamento de Endemias da SMS, está convidando todos a serem voluntários na prevenção da doença. “Verifique sua casa, convoque seus vizinhos para eliminar pontos de água parada onde o mosquito pode se reproduzir e também para exterminar focos já existentes”, Vamos organizar campanhas envolvendo a comunidade e todos os profissionais da saúde, educação e ação social do município, além de outros departamento e setores como sindicatos, igrejas e associações.

Combater a Dengue não é uma tarefa fácil, por isso, todos devem se mobilizar e colaborar. Medidas simples, desde que praticadas todos os dias, geram bons resultados e ajudam a proteger não só a sua família, mas toda a população. Encerrou Ednalva Medeiros.

Fonte: DEPTOCOM
Edição: MARCELO BARROS
Por: MARCELO BARROS E JOELMA BONA
Mais sobre: