Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação contra gripe em Campo Maior segue até sexta

Vacinação contra gripe em Campo Maior segue até sexta

30/06/2015 09:29

Encerra na próxima sexta-feira (03/07) a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Campo Maior. A meta, segundo o Supervisor de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Maior, Luciano Alencar, é vacinar 8 mil pessoas no município.

A vacinação está acontecendo na própria Secretaria de Saúde, na Maternidade Sigefredo Pacheco, no Hospital Regional de Campo Maior, nos postos de saúde dos Bairros Paulo VI, Cariri e Alto do Meio.

influenza6

Prioridades

Crianças de seis meses a menores de cinco anos. Gestantes Puerperais: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros)durante o período de vacinação. Trabalhador de Saúde. Povos indígenas: toda população indígena, que vivam em aldeias, a partir dos seis meses de idade.

O que é influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemiassazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

“É uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais)”, disse Luciano Alencar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos.

Fonte: Campo Maior em Foco
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: