Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sala do Teste do Pezinho é entregue para população de Campo Maior

Sala do Teste do Pezinho é entregue para população de Campo Maior

13/06/2017 09:37

O município de Campo Maior agora passa a contar com uma estrutura especializada em fazer a triagem Neonatal, realizando do conhecido ‘Teste do Pezinho’. Esse teste é capaz de identificar até seis doenças genéticas ou congênitas e é recomendável para ser realizado em bebês que estão entre o 3º e 5º dia após o nascimento.

A inauguração da Sala do Teste do Pezinho, localizada no prédio da Secretária de Saúde, aconteceu nessa segunda-feira, dia 12, com a presença do prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha.

Ribinha informa que é de forma inédita que o Sistema Municipal de Saúde oferece esse serviço à população.  O prefeito destaca que quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas em crianças que realizarem o teste do pezinho.

O secretário de Saúde, Marcelo Miranda, disse que essa sala é dotada de profissionais especializados e realiza até 10 testes do pezinho por dia. “Nós estamos colocando essa estrutura à disposição da população que não tem como fazer esse procedimento na rede particular de saúde”, detalha o secretário Marcelo Miranda.

Marcelo explica que o Teste do Pezinho deve ser agendado nos postos de marcação de exames do município e cita eles. “Na sede da Secretaria de Saúde, nos Postos de Saúde do Caic, Santa Rita, São João e do Alto do Meio”.  

Fonte: Portal de Campo Maior
Mais sobre: