Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campo Maior poderá receber 9 profissionais do Programa Mais Médicos

O prefeito de Campo Maior, José Ribamar , renovou a parceria com o Programa Mais Médico e agora poderá receber até 9 profissionais.

24/04/2017 08:57

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, renovou, com o Ministério da Saúde a adesão ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Esse será o segundo ciclo do programa no município. Na nova adesão o prefeito Professor Ribinha pediu a ampliação do programa aumentando de seis para nove médicos.
cubanos

O primeiro ciclo, que iniciou no dia 22 de abril de 2014, encerrou nesse sábado, 22 de abril, mas a Prefeitura de Campo Maior já fez a renovação da adesão. O secretário de Saúde Marcelo Miranda disse que após a saída dos médicos cubanos, o município vai receber outros médicos do programa. 

“Tínhamos seis médicos cooperados no programa Mais Médicos para o Brasil, cooperação Brasil - Cuba, fomos beneficiados no programa em seu 3° ciclo de formatação, no qual o município obteve 6 vagas, o ciclo tem duração de 3 anos, o qual encerra-se agora. O Ministério da Saúde prorrogou o ciclo por mais 3 anos, sendo que os médicos que iniciaram conosco encerra seus contratos agora e haverá substituição”, explica Marcelo Miranda.
cubanos1

O secretário revela que os novos profissionais serão selecionados pelo Ministério da Saúde, que ainda não divulgou se serão brasileiros ou estrangeiros. O período de substituição dos profissionais leva, em média, de 15 a 45 dias. “Dos médicos que possuímos  já saíram do programa dois, os demais estão previstos para saírem nos  próximos meses de maio, junho e julho”, explica. 

Marcelo avalia que a adesão do município ao programa Mais Médicos foi de extrema importância, tendo em vista que a Saúde Municipal tinha dificuldades, como a maioria dos municípios do interior do Brasil, na fixação do profissional médico, cumprindo a carga horária determinada pela Política Nacional de Atenção Básica.

A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Campo Maior, Lúcia Leonara, disse que foi observado que nas unidades nas quais os médicos cooperados do programa exerceram suas atividades foi conseguida uma maior coesão do sinônimo equipe de saúde, acrescidos a maior vínculo e confiabilidade da comunidade em relação aos serviços de saúde prestados.

    Fonte: ASCOM
    Por: Diego Nascimento
    Mais sobre: