Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campo Maior é uma das cidades de menor índice de casos confirmados de dengue

Até o momento apenas um caso da doença foi confirmado no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM). Mesmo assim as equipes de agentes de endemias e saúde da secretaria não descansam nas ações de combate ao mosquito transmissor da doença.

19/03/2015 10:09

A Prefeitura de Campo Maior vem mantendo várias ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue. Equipes formadas pela Secretaria de Saúde para combater o surgimento de qualquer foco do mosquito, os agentes de endemias e agentes de saúde estão trabalhando diariamente para evitar o surgimento de casos e manter a cidade com o baixo índice em relação à doença, até o momento apenas um caso foi confirmado no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Pereira, ressaltou que no ano passado no mês de abril, em todo o país a situação foi preocupante porque o IIP chegou a 162%, com contaminação pelo mosquito Aedes Aegyptis nas grandes cidades e capitas brasileiras. Enquanto Campo Maior apresentou índices baixos de infestação.

“A gente vem fazendo um trabalho de prevenção com campanhas educativas, distribuição de panfletos, visitas domiciliar pelos agentes de endemias e agentes de saúde sensibilizando a sociedade dos cuidados que devemos tomar na limpeza de terrenos baldios, coleta de pneus de veículos em oficinas, reavaliações constantes das estratégias e outras medidas seguindo uma determinação do prefeito Paulo Martins”, destacou Marcelo Pereira.

Fotos: Valdamir Alvarenga 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde em 2010, antes da gestão do prefeito Paulo Martins, os registros de casos de Dengue no município de Campo Maior foram mais de 324 confirmados fora os notificados. Em 2012 quando ele assumiu, uma intensa campanha educativa de prevenção foi feita com os agentes de endemias, os de saúde e a participação da sociedade e grupos organizados, sendo que de 2012 a 2015 o total de casos confirmados da dengue foi de 156 casos nos quatro anos.

Uma queda expressiva com relação a 2010. Em 2012, houve 123 notificações e 39 confirmados de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, 131 casos notificados e 101 confirmado, em 2014 26 casos notificados e 15 confirmados, e em 2015 dois casos confirmados e um notificado. “Os dados são calculados bimestralmente. No município de Campo Maior o índice de infestação predial teve como resultado em janeiro 0,3% e em março foi 0%”, explicou a gerente de Vigilância de Saúde do Município, a enfermeira Marinês Bandeira.

De acordo com o coordenador de Endemias Raimundo Barros o Ministério da Saúde só considera situações de alto risco de infestação a partir de 1%. “A nossa preocupação é manter os Índices de Infestação Predial (IIP) os mais baixos possíveis de 1%. Estamos sempre acompanhando as notificações”, enfatizou o coordenador.

Durante toda essa semana os agentes de endemias e de Saúde estão realizando trabalhos de campo recolhendo pneus, latas, garrafas de vidro e qualquer outro material que sirva de alojamento para o mosquito. “O mais importante nesse momento é conscientizar a importância do envolvimento de todos no combate a dengue. Mesmo com o índice de dengue estando baixo em Campo Maior e com vários resultados positivos para a população, os agentes não cruzam os braços e estão tomando o devidos cuidados constantemente” finalizou o secretário Marcelo Pereira.stantemente” finalizou o secretário Marcelo Pereira.

Por: Diego Nascimento
Mais sobre: