Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos da UESPI de Campo Maior fazem campanha por manutenção do PIBID

Alunos da UESPI de Campo Maior fazem campanha por manutenção do PIBID

29/06/2015 08:57

Esta semana as redes sociais foram abarrotadas de fotos e pedido de abaixo assinado de alunos do Campus Heróis do Jenipapo, da Universidade Estadual do Piauí, pela manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O governo da presidente Dilma anunciou cortes de R$ 785 milhões na educação e um dos setores mais afetados será o Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), segundo o próprio coordenador geral Hélder Silveira, em e-mail enviado para professores universitários ligados ao setor.

pibid

Entre os setores da Capes está a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), onde estão lotados programas como o Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Life, Parfor, Novos Talentos, Prodocência, Programa de Apoio à Formação de Professores no Campo das Competências Socioemocionais, Cooperação Internacional para Professores da Educação Básica, Residência Docente, Olimpíadas e Mostras Científicas, entre outros. O Pronatec também sofreu cortes.

pibid2

pibid3Hélder diz que com os cortes, Programa como o PIBID pode ter interrupção imediata — parcial ou total. “Sempre tento ser portador de boas notícias, mas nem sempre conseguirei sê-lo. Todos têm acompanhado o ajuste fiscal que o governo federal tem realizado no ano de 2015. Isso implica em cortes orçamentários e em retrações nas ações de todos os setores. O que sabemos, de fato, é que os cortes virão e serão agressivos. A Capes não fugiu à regra. O corte imposto à agência foi da ordem de R$ 785 milhões”, disse Silveira ao Jornal o Globo.

Fonte: Campo Maior em Foco
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: