• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Boa Hora

06 de janeiro de 2015

Reisado da Boa Hora mistura festa e fé há mais de um século

Os primeiros dias do ano são bem intensos para todos os moradores da cidade

Desde o dia 1º até essa terça-feira (06), a cidade de Boa Hora, localizada a 110 km de Teresina, é palco de uma encantadora manifestação de fé dança e música. à nesse período que acontece o tradicional Festejo de Santo Reis, mais conhecido como Reisado da Boa Hora que há mais de 100 anos resiste ao tempo, atraindo turistas de várias regiões do país. Diversos Bois circulam por todos os povoados e localidades, numa maratona intensa de até 14 horas por dia. Caretas, cantadeiras, sanfoneiro e mandadores percorrem quilômetros noite adentro, visitando as casas e levando a imagem de Santo Reis como forma de abençoar a residência que recebe a visita e arrecadar dinheiro para o pagamento de todos os custos de um grupo de Reisado.

Os primeiros dias do ano são bem intensos para todos os moradores da cidade. São vários os parentes distantes e visitantes que vêm de diversas regiões do Brasil para passar as férias com a família e principalmente acompanhar os folguedos.

Não precisa caminhar muito para logo avistarmos uma casa com dezenas de pessoas à porta: é mais um Boi se apresentando.

Os caretas seguem um ritual de prosa com o dono da casa, em um diálogo de difícil entendimento, seguidos de um sapateado e a dança de briga com o Boi, açoitando-o e girando ao seu redor. Ao mesmo tempo em que o Boi de forma harmônica vai fazendo uma espécie de dominação do seu espaço até derrubar os três caretas. O toque da sanfona é intenso, e o público participa com gritos e palmas nas estreitas ruas de carroçal.

O Reisado da Boa Hora resiste ao tempo e permanece vivo no coração e no sentimento dos seus moradores. Pode-se afirmar que o grande combustível para essa festa seja a fé das pessoas. A fé de ter sua graça alcançada e a honra de colocar o Boi no terreiro para brincar. à uma manifestação que envolve toda a família e toda uma comunidade. Pessoas simples, de vida humilde e coração grande que fazem o Reisado ter a cara de nossa gente, a cara do Piauí.

Fotos: Jairo Moura

25 de janeiro de 2014

BOA HORA: Oposição escolhe dar apoio ao deputado Antonio Félix

Ex-prefeito lidera grupo que vai apoiar o parlamentar na cidade

Durante o encontro ficou definido que o grupo liderado pelo ex-prefeito votará em Antônio Félix (PSD) de Campo Maior para deputado estadual.

Após o encontro os dois vereadores estiveram no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí. âTomamos essa decisão em virtude da boa atuação do campomaiorense como deputadoâ, disse Frank. Os novos aliados juntam-se ao ex-vereador Vitamina e outras lideranças que compõe o grupo de apoio ao deputado no município.

Antônio Félix disse que isso só fortalece seu trabalho e lhe motiva a buscar cada vez mais melhoria para a cidade de Boa Hora. Ele foi o autor da lei que tornou Boa Hora a capital da Rapadura. âNo meu gabinete não pode faltar rapadura de Boa Horaâ, brincou o parlamentar.

Ele destacou que já é fruto do seu trabalho em prol do município, alem da lei citada acima, o projeto das cotas sociais e isenção do IPVA que atingiu todo o Piauí e mais recentemente a autorização do Governo do Estado para a restauração da estrada que liga Boa Hora à BR-343 que foi requerida pelo deputado ainda no segundo semestre do ano passado.

âO ampliação das lideranças nos apoiando aumenta ainda mais o laço de afinidade com aquela terraâ, comentou destacando a sua grande admiração pela festa de reisado que segundo ele, engrandece o Piauí. âO Reisado é o que é hoje graças ao trabalho feito pelo Dr. Coelho e seu grupo político durante sua administraçãoâ, ressaltou.

28 de dezembro de 2012

José Resende é diplomado prefeito de Boa Hora

Boa Hora

Pela primeira vez a cidade de Boa Hora, localizada da Região da Grande Barras, presenciou a diplomação de seus representantes municipais, antes feita na cidade de Barras. A solenidade aconteceu no espaço de eventos da Igreja Matriz do município.

A Juíza da Comarca de Barras, Maria das Neves Ramalho e Promotor de Justiça Glécio Setúbal presidiram a cerimônia oficial e diplomaram o prefeito eleito José Resende e os 9 vereadores. O prefeito eleito José Resende (PPS) anunciou que uma de suas primeiras ações enquanto gestor será a transferência da sede da prefeitura de Boa Hora, que funciona em Teresina, para o próprio município. José Resende disse em entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Piauí, desta terça-feira (18) que logo após a solenidade de posse, no próximo dia 1º de Janeiro , todo o material do gabinete será transferido para a cidade.

"Após 18 anos de emancipação, vamos levar a prefeitura para a cidade com todos os materiais, computadores e toda a estrutura atual", reitera Resende.

De acordo com o prefeito eleito e atual vice-prefeito, a situação financeira do município é delicada e, recentemente, durante a transição constatou a precariedade das escolas municipais. "Visitamos cerca de 27 escolas que estavam totalmente depredadas e vamos trabalhar para recuperá-las assim como a questão da saúde. Na cidade não tem um hospital apenas postos de saúde", complementou o gestor.

Entre os eventos culturais da cidade, Resende anunciou a criação do Festival do Pequi e também a realização do 14º Festival de Reisados de Boa Hora, que acontece entre 31 de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013, com premiação para os melhores grupos no valor total de R$ 15 mil, prova de motocross e shows musicais, entre outras atrações.

FONTE: Tribuna de Barras

11 de dezembro de 2012

Boa Hora já tem programação para tradicional Reisado

Além da programação tradicional, haverá festa com atrações locais e o cantor Washington Brasileiro

Há mais de 100 anos, a população do município de Boa Hora mantém viva a tradição do reisado. O movimento, que tem origem portuguesa, além de marcar culturalmente a região possui caráter religioso. A festa inicia dia 31 de dezembro e segue até 6 de janeiro , Dia de Reis.

O prefeito eleito de Boa Hora, José Resende, promete reafirmar os laços culturais do evento e já está com programação preparada para os próximos dias. Resende assumirá o município pela primeira vez e convida toda a população do município e de outras regiões do Brasil para acompanhar a festividade. "Essa é uma festa tradicional que atrai pessoas de várias regiões do país e não vai ser diferente em 2013. Mais de 10 mil pessoas passarão pela cidade nos próximos dias e poderão conferir traços da identidade de Boa Hora", declara o gestor.

A festa se assemelha a um ritual. Cada reisado é formado pelo santo reis, duas cantadeiras, uma que canta e outra que responde, um sanfoneiro, três caretas, o caçulinha, o lampião e o pai do povo, o mandador, o dançador, carregador do boi, o boi, e o carregador do butiquim. 12 grupos de reisado vão compor a festa visitando algumas casas do município. Trajando roupas de palha, máscaras e com bois enfeitados eles prometem reviver a tradição iniciada por Zeca dos Santos e Raimundo dos Santos.

Além da morte dos bois que acontecerá no dia 6, às 16h, a população também poderá participar de um enduro de motovelocidade no dia 6 de janeiro, às 8h e de uma festa realizada em praça pública , às 21h que terá atrações locais, a Banda Desejo Musical e Washington Brasileiro. O XIV Festival de Reisado de Boa Hora, uma aprimoramento da festa que já é centenária, acontecerá no dia 5 de janeiro.

28 de fevereiro de 2012

Prefeito Dr. Coelho consegue 400 bicicletas e 400 capacetes para os estudantes de Boa Hora

Mais benefícios garantidos para o município

A Prefeitura de Boa Hora, através da Secretaria Municipal de Educação conseguiu junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), através do Programa Caminho da Escola quatrocentas bicicletas e quatrocentos capacetes para os alunos da rede municipal de ensino.

As bicicletas estão sendo montadas e serão entregues aos alunos no inicio das aulas deste ano letivo. O prefeito Dr. Coelho informou que é com muita alegria que recebe estas bicicletas e mais alegre irão ficar os estudantes de Boa Hora.

Sempre procuramos dar prioridade à educação do nosso município, digo nós, por que a educação é feita por uma equipe, não é só pelo prefeito, são os professores, coordenadores, diretores, zeladores, vigias, merendeiras, pais de alunos e a secretária, essa equipe junto tem procurado fazer o melhor pela educação dos nosso estudantes e eu agradeço a eles por isso.

Com a política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no país, a presidenta Dilma Rousseff, e o ministro da educação Fernando Haddad, fez no dia 26 de Maio, em Brasília a doação de 30 mil bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país, e graças a Deus a nossa Boa Hora foi um desses municípios contemplado.

Agora vamos marcar a data da entrega dessas bicicletas aos nossos alunos, obedecendo às exigências do FNDE. Informou o prefeito Dr. Coelho.