Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto Mandalla proporciona geração de renda para agricultores familiares

Projeto Mandalla proporciona geração de renda para agricultores familiares

17/06/2016 08:51

O município de Avelino Lopes, sul do Estado tem investido bastante na agricultura familiar. O Projeto Mandalla tornou-se referência e tem sido um dos grandes destaques da gestão liderada pelo prefeito Dióstenes Alves, que oferece total apoio.

O Mandalla é uma forma de agricultura familiar autossustentável peculiar que tem tido bons resultados em muitos estados do país. O projeto tem como base a recapacitação para a auto sustentabilidade do homem do campo, dentro de suas próprias condições culturais tradicionais – o que inclui o meio ambiente e a cultura.

A abordagem do projeto leva em conta os recursos ambientais e as características sociais, econômicas e culturais de cada região, e espera conseguir sempre um desenvolvimento sistêmico dos grupos e comunidades que adotam o Sistema Mandalla.

Em boa parte das regiões onde o Sistema de Produção Mandalla tem sido adotado, existe crescimento econômico, familiar e social, além do reflorescimento das culturas humanas tradicionais. Junto com isso, os recursos naturais têm sido utilizados inteligentemente.

O prefeito Dióstenes Alves esteve recentemente visitando dois projetos que estão sendo realizados no Assentamento Riacho Fundo e também na localidade Nova Vida. Na ocasião, o gestor constatou que os projetos já começam a dar frutos. "Estou muito satisfeito, vejo que as comunidades estão empolgadas e com isso a produção será muito boa. Os trabalhos de cultivo das hortas está sendo possível com auxílio do sistema de irrigação, que veio após a perfuração de  poços que fizemos para melhorar o abastecimento de água na região”, destacou.

Dióstenes falou ainda dos avanços e investimentos que está trazendo para o município, em especial para a zona rural. "Estamos trabalhando para que Avelino Lopes tenha mais eletrificação rural, com isso não só a agricultura familiar, mas também outras atividades serão agraciadas e incentivadas" pontua.

Mais sobre: