• Patrimônio 10/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Avelino Lopes

26 de setembro de 2017

Mais de 10 mil pessoas prestigiam Festejos de Avelino Lopes

Mais de 10 mil pessoas prestigiam Festejos de Avelino Lopes

Com atrações musicais, eventos religiosos, a III Feira de Ovinos e Caprinos, o 2º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí e outras atividades, os Festejos de Nossa Senhora das Mercês, no município de Avelino Lopes, atraíram mais de 10 mil pessoas durante os dias 15 e 23 de setembro, segundo os organizadores do evento.

Com uma programação diversa, voltada para o agronegócio e o fortalecimento da economia do Extremo sul piauiense, os Festejos de Avelino Lopes se consolidam como referência na região.

Atrações musicais como Taty Girl, Banda Real Som da Bahia, Solteirões do Forró e Léo Cachorrão, além de bandas locais e regionais, animaram o público durante os dias de Festa na Praça de Eventos da cidade.

Além da programação festiva também foi realizada a inauguração simbólica de 12 mil metros de asfalto na cidade, fruto de parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e emendas de parlamentares federais.

O prefeito de Avelino Lopes, Dióstenes Alves, falou sobre o sucesso do evento. “Encerramos mais uma edição dos Festejos de Nossa Senhora das Mercês com a sensação de dever cumprido. Tudo saiu conforme o planejado. Parabéns a todos os envolvidos, obrigado às autoridades – tivemos o número significativo de 24 prefeitos presentes - que nos prestigiaram e, principalmente, ao grande público presente, que é o principal motivo dessa grande festa”, comenta.

Várias autoridades participaram da programação dos Festejos, como o senador Ciro Nogueira; os deputados federais Iracema Portela e Marcelo Castro; o deputado estadual Zó, da Bahia; o secretário de Saneamento do Ministério das Cidades, Henrique Pires; os secretários estaduais de administração, Franzé Silva; e de Transportes, Guilhermano Pires; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos; o presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES), Adalberto Mascarenhas; além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região.

Também participaram do evento os prefeitos de Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita, Formosa do Rio Preto e Campo Alegre de Lourdes, todos do Estado da Bahia, e os prefeitos dos municípios piauienses de Curimatá, Júlio Borges, Parnaguá, Redenção do Gurgueia, Corrente, Sebastião Barros, Cristalândia, Monte Alegre, Santa Filomena, Gilbués, Cristino Castro, Curralinhos, Manoel Emídio, Betânia do Piauí, São João do Piauí e Riacho Frio.

17 de junho de 2016

Projeto Mandalla proporciona geração de renda para agricultores familiares

Projeto Mandalla proporciona geração de renda para agricultores familiares

O município de Avelino Lopes, sul do Estado tem investido bastante na agricultura familiar. O Projeto Mandalla tornou-se referência e tem sido um dos grandes destaques da gestão liderada pelo prefeito Dióstenes Alves, que oferece total apoio.

O Mandalla é uma forma de agricultura familiar autossustentável peculiar que tem tido bons resultados em muitos estados do país. O projeto tem como base a recapacitação para a auto sustentabilidade do homem do campo, dentro de suas próprias condições culturais tradicionais – o que inclui o meio ambiente e a cultura.

A abordagem do projeto leva em conta os recursos ambientais e as características sociais, econômicas e culturais de cada região, e espera conseguir sempre um desenvolvimento sistêmico dos grupos e comunidades que adotam o Sistema Mandalla.

Em boa parte das regiões onde o Sistema de Produção Mandalla tem sido adotado, existe crescimento econômico, familiar e social, além do reflorescimento das culturas humanas tradicionais. Junto com isso, os recursos naturais têm sido utilizados inteligentemente.

O prefeito Dióstenes Alves esteve recentemente visitando dois projetos que estão sendo realizados no Assentamento Riacho Fundo e também na localidade Nova Vida. Na ocasião, o gestor constatou que os projetos já começam a dar frutos. "Estou muito satisfeito, vejo que as comunidades estão empolgadas e com isso a produção será muito boa. Os trabalhos de cultivo das hortas está sendo possível com auxílio do sistema de irrigação, que veio após a perfuração de  poços que fizemos para melhorar o abastecimento de água na região”, destacou.

Dióstenes falou ainda dos avanços e investimentos que está trazendo para o município, em especial para a zona rural. "Estamos trabalhando para que Avelino Lopes tenha mais eletrificação rural, com isso não só a agricultura familiar, mas também outras atividades serão agraciadas e incentivadas" pontua.