• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Assunção do Piauí

24 de junho de 2015

Juiz anula cassação do prefeito de Assunção do Piauí

Juiz anula cassação do prefeito de Assunção do Piauí

A sentença foi aplicada pelo Juiz da 39ª Zona Eleitoral de São Miguel do Tapuio, Dr. Roberth Rogério Marinho Arouche. Ele julgou procedente a representação interposta pelo senhor Francisco Mota de Sousa, representante da coligação “Respeito a Assunção” nas eleições municipais de 2012. A cassação foi fundamentada por “suposta existência de captação ilícita de sufrágio decorrente de compra de votos” por parte do prefeito, nas eleições de 2012.

O juiz José Wilson Ferreira considerou que há uma certa fragilidade nas provas que determinou a decisão condenatória do prefeito. “[…] Isso porque o MM. Juiz Eleitoral reconheceu a compra de votos dos eleitores Francisco Arimatéia Oliveira Santana e Francisca Sobral da Silva Neta unicamente com base no depoimento exclusivo destes. Nenhuma outra testemunha confirmou esse fato.

Com relação aos eleitores Amado Filho e Carliane de Alencar Sousa foi feito diante de depoimento prestado por terceiros, qual seja, Antônio Pinheiro de Sousa, tio de Amado Filho, o qual afirma que sequer presenciou o fato, e por Erliete Pereira de Sousa, tia de Carliane de Alencar Sousa, sem sequer a própria eleitora confirmar o ocorrido. Não há outra prova desses fatos”, diz trecho da decisão do juiz.

O magistrado alegou, ainda, que com relação “à venda de material de construção por Antônio Soares de Freitas, vulgo Antônio Bagaço, à Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí/PI, o qual seria doado aos eleitores, necessário se faz uma maior averiguação desse caso, quando da apreciação do recurso eleitoral, sobremodo porque as notas fiscais acostadas aos autos e mencionadas do decisum não são pertinentes ao período eleitoral”.

Portanto, o Juiz José Wilson Ferreira de Araújo Junior, deferiu o pedido de liminar e suspendeu a cassação do prefeito Gabriel Mendes.

RETORNO

Ao retornar para a cidade de Assunção do Piauí na noite de ontem (23), centenas pessoas aguardavam o prefeito Gabriel Mendes, na ladeira que serve de portão de entrada da cidade. Em cima de uma carro aberto, o gestor municipal chegou por volta das 19h quando recebeu às boas vindas e o carinho de seus amigos e simpatizantes. Ele seguiu em carreata pelas principais ruas até o centro da cidade.

Emocionado, o prefeito Gabriel Mendes, agradeceu a recepção calorosa do povo assunçãoense. “Agradeço primeiramente a Deus e em segundo lugar ao meu povo de Assunção do Piauí, por acreditar na minha pessoa, no meu trabalho e principalmente por acreditar que estou no cargo de prefeito através da vontade do povo”, disse o prefeito.

assunçãoassunção1

22 de dezembro de 2014

Vereador Zé Padre é eleito presidente da Câmara de Assunção do Piauí

A votação foi tão unânime, a única chapa concorrente a mesa diretora da Câmara, recebeu todos os votos dos vereadores

A Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores do município de Assunção do Piauí, definiu com harmonia a nova mesa Diretora que comandará os trabalhos no legislativo municipal Assunçãense durante o biênio (2015-2016).

A única chapa inscrita, que teve como candidato a presidente o vereador José de Sousa Lira (PMDB), conhecido como âZé Padreâ, venceu a votação por unanimidade. A harmonia foi tanta entre os Edis, que a chapa única recebeu todos os 09 (nove) votos dos vereadores.

Eleita, a nova mesa diretora da Câmara de Assunção do Piauí será composta pelo presidente; vereador José de Sousa Lira (Zé Padre) do PMDB, vice-presidente; vereador Antonio Cosmo da Silva (Totonho Cosmo) do PMDB, 1º Secretário; Vereador José Mardone Ricardo (Mardone) do PMDB, e 2º Secretário; vereador Manoel Fábio de Sousa (Fabinho) também do PMDB.

A Sessão encerrou com a fala do presidente eleito, Vereador Zé Padre, que agradeceu os votos e considerou uma honra o apoio unânime dos demais Vereadores. âSó tenho a agradecer a todos os Vereadores pela confiança. Dentro desta casa legislativa pretendo fazer o melhor trabalho possível, apoiando os outros Vereadores e a populaçãoâ, disse.

28 de maio de 2014

27 de maio de 2014

22 de maio de 2014

Assunção do PI - Adolescentes fazem caminhada contra exploração sexual

Foram realizadas desde semana passada discussões do tema nas escolas, onde os professores fizeram a explanação aos alunos e os mesmos confeccionaram faixas

Visando sensibilizar a população no tocante à importância de toda ação que objetiva proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual, seja por meio de intervenção em REDE como também GARANTIR o devido acompanhamento às vítimas e seus familiares.

A Prefeitura de Assunção do Piauí, em parceria com o CRAS, Secretaria de educação, e Saúde, conselho tutelar, juntamente com as escolas, e entidades da cidade de Assunção do Piauí.  que trabalham com esse público alvo participaram na manhã desta quinta-feira (22), de uma caminhada em alusão ao Dia 18 de Maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Foram realizadas desde semana passada discussões do tema nas escolas, onde os professores fizeram a explanação aos alunos e os mesmos confeccionaram faixas, cartazes e redações que foram expostas na caminhada. O percurso aconteceu nas principais ruas da cidade, alertando a comunidade sobre o problema e contribuindo para o combate desse ato criminoso em nossa sociedade.

A psicóloga Nathasia Pollaço, reforça que umas das formas de combater é ligando para o disque 100. âà mister a enfocar acerca do cuidado e constante observação dos pais e responsáveis com as crianças ou adolescentes, desde o brincar até o modo como elas se comportam na escola, pois elas apresentam sinais, mesmo que não seja através da fala. E a denúncia é a primeira atitude a ser tomada, quem souber e não denunciar estará também sendo cúmpliceâ.


14 de maio de 2014

AVEP realizou o I Encontro de Vereadores em São Miguel do Tapuio

Participaram vereadores de São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, Assunção do Piauí e Buriti dos Montes.

A União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí â AVEP e a Diretoria Regional de Castelo do Piauí promoveram na última sexta-feira, dia 9 de maio, o I Encontro Regional de Vereadores. O evento iniciou por volta das 09 horas, no Plenário da Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio.

Participaram do evento, vereadores de São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, Assunção do Piauí e Buriti dos Montes. Como palestrantes o Promotor de Justiça do estado do Piauí, Dr. Ruzsel Lima Verde e o advogado Dr. Marcos Antonio Cardoso, pela assessoria jurídica da AVEP.

Estavam presentes também, a Secretária Municipal de Saúde de Assunção do Piauí, Rosimar de França Lima, o vice-prefeito de Assunção, Antônio Luis Neto (Netinho), Membros do Conselho Tutelar de São Miguel do Tapuio e coordenadores de escolas municipais.

O encontro foi focado nas temáticas da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como Despesas Públicas e a Corrupção no Brasil, fatos que marcam o cenário brasileiro na atualidade.

O vice-presidente da Diretoria Regional de Castelo do Piauí, vereador Antonio de Aragão Paiva Junior (PDT), que é da cidade de São Miguel do Tapuio, considerou o evento proveitoso, não só por ter sido discutido tema relevante da administração publica, mas também por ter trabalhado o fortalecimento da instituição na região norte do Piauí.



12 de maio de 2014

27 de abril de 2014

Assunção do Piauí - Time dos Veteranos vence jogo e estão classificado

jogo não muito tranquilo, teve muitos cartões amarelos, e com a pena uma expulsão

 Num jogo cheio de emoções na tarde deste domingo 27 de abril entre os Veteranos e Barcelona na Arena Pereirão,  foi muito duro, pois o time dos Veteranos  não podia mais perde o seu ultimo  jogo,  venceu o Barcelona por 2 X 0 e soma 6 pontos e consegui se classificar no saldo de gol.

O próximo jogo do grupo vai ser Vila Real e Juventos do Jatobá onde será definido o outro time que vai se classificar junto com os Veteranos e também definir quem fica em primeiro ou em segundo do grupo D.

O time do Barcelona ainda tem chance, pois o Vila Real precisa vencer o Juventos e tirar o saldo de gol que o Barcelona tem além de ter 6 pontos na tabela de classificação, o Vila Real tem 3 pontos e 0 saldo de gol.


O jogo foi apitado por Valdecir Alves e José Augusto, jogo não muito tranquilo, teve muitos cartões amarelos, e com a pena uma expulsão, no segundo tempo o jogador Clécio Mota simulou uma falta e recebeu o cartão vermelho, aplicado pelo juiz Valdecir Alves.

O 1º gol dos Veteranos foi Marcado no primeiro tempo de jogo uma bola chutada do meio campo, Valdecir colocou no fundo da rede, no segundo tempo o jogador Antonio Cenira pegou uma bola que veio cruzada e marcou o 2º e terminou assim Veteranos 2 X 0 Barcelona.

O jogo desta tarde foi patrocinado casa do FORRO 360º tendo como proprietário o DJ Roberto Marinho que no dia 4 de maio vai receber a f-250 bala de prata trucada e vai ser lotação.

       


Assunção do PI: perda na safra do feijão é de 90% e de milho é 98%

Quantidade de chuvas foi de apenas 150 mm desde o início do ano.

Entidades e agricultores do município de Assunção do Piauí reuniram-se esta semana juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística â IBGE para um levantamento preliminar da safra de feijão e milho, referente ao período 2013/2014.

Depois de um minucioso apanhado de dados, estima-se a perda para a safra de feijão em 90% e de milho de 98%. Para as áreas plantadas de mandioca não há registro de perda, pois estas estão relativamente seguras. Já o arroz não foi feito levantamento, tendo em vista a inexistência de áreas plantadas no município.

Segundo dados do Departamento de Agricultura do município, que tem como responsável José Itamar Carlos de Santana, desde o início de janeiro de 2014 até a presente data, só foram registrados 158 mm de chuvas na sede do município, muito abaixo da metade do que seria necessário para a produção do típico feijão de Assunção do Piauí.


Apesar das intempéries do clima, o município apresenta três situação diferentes em relação a produção de feijão. Na região da Comunidade Lajeiro Branco (norte/leste) muitas áreas foram plantadas, porém o feijão não chegou nem a crescer. Na região da Comunidade do Assentamento Caprisa (sudoeste) a safra permanece normal até para o milho e, nas demais regiões a produção anda perto dos 10%.

A reunião aconteceu dia 23 na sede da Prefeitura do Município de Assunção do Piauí. A próxima reunião para tratar do mesmo assunto e oficializar os dados da safra acontecerá em junho deste.