Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre uma das fundadoras da Academia de Letras do Médio Parnaiba

D.Socorro Santa faleceu dia 6ª feira(25)

27/09/2015 08:29

Faleceu ontem a noite em Teresina(PI), a poetisa regenerense SOCORRO SANTANA. Na imagem ELA ao lado da sua filha Luiza Maria (de blusa vermelha). Aos 90 anos, Socorro Santana estava com a saúde debilitada há algum tempo. Sou o vizinho mais próximo da casa de Socorro Santana, mas seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Regeneração, com a presença de filhos, netos, bisnetos e amigos. Ás 15:00 aconteceu  missa de corpo presente na Igreja Matriz de São Gonçalo e logo após foi sepultada no Cemitério São José. 

. Na imagem ao lado da sua filha Luiza Maria (de blusa vermelha). 



SUA HISTÓRIA - extraída do site Wikipédia -
Maria do Socorro Santana Ramos (Regeneração, Piauí, 20 de abril de 1925).

Biografia

Filha de Abdon José de Santana e Luisa Oliveira Santana. Casada com Raimundo Moreira Ramos e mãe de nove filhos. Membro da UBE (PI). Foi presidenta e fundadora da Academia de Letras do Médio Parnaiba, sediada na cidade de Amarante (Piauí).
Escritora, poetisa e musicista. Autora de vários hinos cívicos e religiosos, como: Hino do Padroeiro São Gonçalo e Hino Municipal da cidade de Regeneração. Classificada no Concurso Nacional da "OICC" e pela Litteris Editora, do Rio de Janeiro. É co-autora de "Anuário de Escritores", "Prazer de escrever" e "Meu Primeiro Amor". Citada em "Visão Histórica da Literatura Piauiense" de Herculano Moraes e no "Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos" e "Dicionário Biobibliográfico de escritores Brasileiros Contemporâneos", ambos de Adrião Neto. Formulou parecer junto ao literato piauiense Climério Ferreira e do prefaciador regenerense Prof. Manoel Paulo Nunes em "Contos Encantados" de Nileide Soares, em 2002. É portadora do grau de Comendador da Ordem do Mérito Renascença do Piauí - 1998.

Bibliografia
• Meus sonhos meus amores (1978)
• Terra de Bruenque (1984)
• Incluída no "Álbum Poético Postais da Cidade Verde", em 1988;
• Coletânea Poetas Contemporâneos da OICC, Brasília/DF, volume I, 1994.
• GOMES CAMPELO,Thomas (org.) - Antologia Escritores III. União Brasileira de Escritores do Piauí, Teresina:UBE, Volume III, 2003. pág. 174.
Vultos de rua
Uma marca da obra de Socorro Santana em Terra de Bruenque, é sua determinação de retratar as pessoas comuns de seu cotidiano.
Em seus textos se destacam os - como a escritora define - "vultos de rua", personalidades da história do município
de Regeneração que chamavam atenção por suas peculiaridades.
Em meio a esses "vultos" havia políticos, músicos, pessoas simples, deficientes e até mesmo loucos.

Destacam-se:
• Silifura
• Joaquim Pitão
• João Cascavel
• Maria Cosme
• Mané Pacuná
• Pedro Ovo
Entre outros personagens.

Texto:Edvaldo Santos

Fonte: Eddy-Dat Santos
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages
Mais sobre: