Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CAPS realiza caminhada para mobilizar a sociedade amarantina

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

30/01/2015 13:25

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio com a família e a comunidade.

Garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu �€œterritório�€, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.

E baseado nisso  a SMS(Secretaria Municipal de Saúde de Amarante) realizou hoje(30) pela manhã em Amarante(PI) uma grande caminhada de mobilização/humanização tendo a frente o CAPS(Centro de Atenção Psicossocial )  e a participação de varios Profissionais de Saúde,Secretários( Assistência Social e Planejamento) a coordenadora do Centro Psicosocial, Psicóloga  Tassiana, além de funcionários e usuários daquela Instituição

A concentração teve inicio  as 7:00 horas na praça da Igreja Matriz e depois seguiu em direção a Praça da Prefeitura, onde foi servido um café para os participantes.

A coordenadora do CAPS, Psicóloga Tassiana , concedeu entrevista ao Portal O Dia

Psicológa Tassiana

" Na realidade nós estamos fazendo um chamado a sociedade, nós estamos convidando a sociedade a conhecer o trabalho do CAPS e conhecer as potencialidades que os usuários  tem .O transtorno psicológico e psiquiátrico tem sua limitações como qualquer outro, como qualquer um de nós temos nossas limitações, precisam ser respeitadas essas limitações e aprender a conviver com elas, a caminhada teve esse propósito, foi mais de cidadania, respeito de gentileza, que é isso que nós estamos precisando no momento, que a gente consegue respeitar e aceitar o próximo e assim nós conseguimos chegar a todo e qualquer objetivo." 

A psicóloga fez alguns agradecimentos " Agradecer a participação de muitos profissionais, isso demonstra a união da equipe , a união do governo, agradeço primeiramente ao Secretário �talo Queiroz, que nos deu todas as condições para que essa caminhada  acontecesse, os  secretários que participaram de todas as áreas da saúde , da administração, do Conselho Tutelar que esteve presente .Nós temos usuários adultos, adolescentes e crianças .Venho aqui agradecer ao nosso secretário Pastor Josineide Amorin que se faz presente em todos os eventos."Finalizou Tassiana.









Psicológa Tatiana ao lado da Técnica da SMS Socorro


Pastor Josineide
Profissionais de Saúde de Amarante


Fonte: AmaranteNet
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages
Mais sobre: