Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Altos supera índice do IDEB para o ensino fundamental

Altos supera índice do IDEB para o ensino fundamental

12/09/2016 15:16

O município de Altos superou as metas estabelecidas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos de 2013 e 2015 do Ensino Fundamental até o 5º ano. Em 2013, a média ficou em 4,2, acima dos 3,7 projetados. Já em 2015, a média das escolas municipais de Altos atingiu 4,6, também acima dos 4,0 projetados pelo Ideb.

A secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, comenta as ações realizadas pela Prefeitura, em parceria com os governos do Estado e Federal, para a evolução da educação do município.

“Investimos na qualificação e pagamento do piso nacional aos professores e melhoramos a estrutura de mais de 30 escolas da rede municipal. São ações significativas e queremos ampliá-las para que esse índice cresça ainda mais”, destaca.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comemora a evolução dos resultados do índice. “O crescimento no anima bastante, mas ainda há muito que melhorar. Queremos fazer de Altos uma referência para a educação no Piauí”, enfatiza.

O Ideb foi criado pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

Mais sobre: