Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretaria de Cultura inicia atividades e reúne grande público nas oficinas

Secretaria de Cultura inicia atividades e reúne grande público nas oficinas ofertadas; veja fotos

23/02/2017 09:51

Cerca de 250 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos estão participando de aulas gratuitas de Ballet, Ginástica Zumba/Aeróbica, Dança e Capoeira. As aulas são oferecidas pela Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, e integra novas iniciativas do prefeito Márcio Alencar que através da Secretaria Municipal de Cultura oferece as aulas que tem como objetivo tirar os jovens da vulnerabilidade social a que estão expostos oferecendo espaços de socialização, lazer e aprendizagem corporal.

A prática de atividades físicas e culturais também visa melhorar a saúde mental e física e restabelecer a cultura no município.

Ballet, Zumba/Aeróbica

As aulas tiveram início na última terça-feira, 21, e seguiram na quarta-feira, 22.

Na terça-feira, três turmas de Ballet tiveram a primeira aula sobre técnicas do Ballet, acessórios e vestimentas que as alunas devem usar durante as aulas.

Uma ampla sala de Ballet foi montada na Academia da Saúde pela Prefeitura de Alegrete e conta com equipamentos como espelhos, barras, ventiladores, banheiros e todos acessórios para receber as novas bailarinas.

No mesmo dia, cerca de 100 mulheres e homens participaram da aula de zumba/aeróbica e puderam sentir como é eficiente e necessária a prática da atividade para a saúde.

O professor das duas oficinas é Igor Nogueira, com formação em Ballet Clássico há 16 anos. Igor tem vasta experiência no ballet de grupos conhecidos na região como as bandas ‘Gatinha Manhosa’ e ‘Moleca Sem Vergonha’. O bailarino reside hoje no município de Araripina-PE, onde possui uma escola de ballet, o ‘Studio I’.

Na noite desta quarta-feira, 22, a professora Zélia Nogueira, ministrou também a primeira aula de dança no Espaço Cultural  e mobilizou  principalmente a juventude para o início das atividades.

Zélia já ministrou aulas de dança em quase 40 municípios da região de Picos, incluindo Alegrete. Com vasta experiência, a mesma dá aulas hoje no município de Santo Antônio de Lisboa e comanda o ‘Grupo Picoense’ de dança. A professora aproveitou a ocasião para demonstrar na prática um pouco de seu trabalho e trazer o público presente para uma breve e divertida aula.

Em sua fala, Zélia relatou a satisfação de poder voltar a trabalhar em Alegrete e parabenizou a gestão por tamanha atitude em oferecer oportunidades que não existem em cidades maiores da região.

O secretário de cultura, Iago Sousa,  ressaltou que a idéia é realizar uma gestão participativa, com a contribuição e colaboração da sociedade. “Esse foi o plano de trabalho pedido pelo prefeito Márcio e que também me deu a missão de democratizar a cultura, levando-a àqueles que mais necessitam, promovendo a cultura como elemento de inclusão social”, disse.

Iago voltou a falar da sua satisfação em poder estar a frente da pasta e desenvolver projetos que ajudem a desenvolver Alegrete e promover o bem social, sobretudo junto aos jovens, auxiliando-os na inserção em meio a grupos saudáveis que trabalhem princípios de moral, disciplina e respeito. “Nós, gestores públicos, temos o dever de oferecer grupos como estes para tirar os jovens da ociosidade em que vivem; ocupando o tempo e a mente, e fazendo com que tenham interação social, as primeiras foram um sucesso”, relatou.

A  primeira-dama Andréa Sousa garantiu a todos alegretenses que dará total apoio e manifestou ajuda no figurino bem como cuidou junto com o secretário da limpeza e reforma dos dois espaços que acontecerão as aulas, o Espaço Cultural e Academia da Saúde.

Dentre outros, esteve presente na abertura, o professor de capoeira, Rodrigo Aquiles, a coordenadora Ismênia Viana e Patricia Sousa da equipe de apoio do Ballet.

Mais sobre: