Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

03/05/2017 10:03

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Água Branca, por meio da direção do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, implementou um novo protocolo de identificação de pacientes. O modelo é utilizado em hospitais de todo o Brasil e segue orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério, para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira padronizada. Devem ser usados, no mínimo,  dois identificadores, como: nome completo do paciente; nome completo da mãe do paciente; data de nascimento do paciente; e número de prontuário do paciente. 

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, fisioterapeuta Eleane Leal Martins, explica como vai funcionar o serviço, que será realizado pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital. "O protocolo de identificação do paciente funciona da seguinte forma: quando o paciente chega para o setor de internação, ele é identificado por dois meios: nome completo ou data de nascimento e nome completo ou nome da mãe", diz.

De acordo com a diretora do hospital, Leila Cristina, o modelo tem como objetivo impedir a ocorrência de acidentes. "O serviço tem como objetivo evitar possíveis erros na administração de medicamentos, eventuais cirurgias, dentre outras alterações que possam vir a acontecer. É uma medida para prevenir eventos adversos do paciente no hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde", finaliza.

Fonte: Ascom
Mais sobre: