• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Água Branca

03 de maio de 2017

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Água Branca, por meio da direção do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, implementou um novo protocolo de identificação de pacientes. O modelo é utilizado em hospitais de todo o Brasil e segue orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério, para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira padronizada. Devem ser usados, no mínimo,  dois identificadores, como: nome completo do paciente; nome completo da mãe do paciente; data de nascimento do paciente; e número de prontuário do paciente. 

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, fisioterapeuta Eleane Leal Martins, explica como vai funcionar o serviço, que será realizado pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital. "O protocolo de identificação do paciente funciona da seguinte forma: quando o paciente chega para o setor de internação, ele é identificado por dois meios: nome completo ou data de nascimento e nome completo ou nome da mãe", diz.

De acordo com a diretora do hospital, Leila Cristina, o modelo tem como objetivo impedir a ocorrência de acidentes. "O serviço tem como objetivo evitar possíveis erros na administração de medicamentos, eventuais cirurgias, dentre outras alterações que possam vir a acontecer. É uma medida para prevenir eventos adversos do paciente no hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde", finaliza.

28 de abril de 2017

Projeto de combate ao mosquito da dengue é destaque em Brasília

Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, representou o município no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece em Brasília, e segue até esta sexta-feira (28). Nesta edição, o encontro tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Durante o evento, o secretário ministrou palestra sobre a Lei Municipal que instituiu o programa "Água Branca Livre da Dengue".

Água Branca é referência nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti e, desde a promulgação da Lei, em dezembro de 2015, já conseguiu reduzir o índice de infestação do mosquito para apenas 7,4%.

Amilton Feitosa explica como funciona o programa e informa que cerca de 150 profissionais estão envolvidos na ação. "Os agentes de endemias visitam as casas das pessoas e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada residência recebe um selo: verde é para as casas que estão sem registro de água parada, sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue”, diz.

O secretário ainda destaca que o trabalho do programa Água Branca Livre da Dengue é contínuo. "A Lei municipal garantiu que as atividades do projetos sejam realizadas de forma contínua, de modo que o mosquito não consiga se proliferar", ressalta.

Encontro com Marcelo Castro

Nesta quarta-feira (26), o secretária Amilton Feitosa também se reuniu com o deputado federal Marcelo Castro. "Aproveitei a oportunidade para agradecer ao deputado pela ajuda ao município quando foi ministro da saúde e protocolei alguns pedidos futuros para a cidade", finaliza. 

20 de abril de 2017

Água Branca inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe

Água Branca inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe

A 19º Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza teve início na última segunda-feira (17) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Água Branca. No dia 13 de maio, acontece o dia "D" de mobilização nacional. A vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio.

A campanha tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos,  idosos com mais de 60 anos, pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e professores das redes públicas e privadas.

De acordo com o coordenador da atenção básica de Água Branca, Devid Perfeito, a meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. "Nós vamos seguir um cronograma de vacinação para organizar a demanda. Vamos iniciar com os profissionais da saúde, que estão mais expostos aos vírus da influenza devido ao trabalho. A vacinação é de extrema importância para evitar que casos de gripe se agravem", diz.

Em geral, a vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e B), definidos a cada ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de acordo com o cenário epidemiológico.

Confira o calendário de vacinação de acordo com os grupos

17 a 21/04 - Trabalhadores da Saúde

24 a 28/04 - Idosos

02 a 05/05 - Gestantes, puérperas e crianças

08 a 12/05 - Comorbidades

13/05 - Dia "D" (Todos os grupos)

15 a 19/05 - Professores

22 a 26/05 - Todos os grupos

13 de abril de 2017

Água Branca realiza Semana da Saúde com atividades e prevenção

Água Branca realiza Semana da Saúde com atividades de orientação e prevenção

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando a Semana da Saúde, com atividades de prevenção e orientação para a população.

A abertura da Semana da Saúde aconteceu na última sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, na Orla do Açude. Na ocasião, foram oferecidos serviços de verificação de pressão arterial e glicemia e orientações em saúde. Em seguida, a população participou de alongamento e aula de zumba, com posterior lanche natural.

As atividades continuaram durante essa semana nas escolas públicas e privadas de Água Branca e devem ser encerradas nesta quarta-feira (12). A campanha de prevenção de Hanseníase e Geo-helmintíases com autoavaliação e distribuição, consentida, de medicamentos para tratamento de verminose e a palestra educativa de prevenção de Zika Vírus, Chikungunya e Dengue e estão sendo ministradas pelas equipes da atenção básica da saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Nesta quarta-feira (12), acontecerá o encerramento da Semana da Saúde com uma palestra sobre depressão e prevenção do suicídio entre adolescentes. A conversa vai acontecer às 14h, no Auditório do Cras, e será ministrada pela psiquiatra do Caps, Lídia Maria Alves.

O secretário Municipal da Saúde, Amilton Feitosa, explica que as atividades desenvolvidas na Semana da Saúde visam dar mais qualidade de vida para a população. "Nós propomos ações de orientação para trabalhar ainda na prevenção. Também abordamos o tema da depressão e prevenção ao suicídio, pois sãos temas abordados pela Organização Mundial da Saúde em 2017 e infelizmente sãos problemas graves que têm atingido nossos jovens", finaliza.

24 de março de 2017

Água Branca inicia processo de municipalização do trânsito

Água Branca inicia processo de municipalização do trânsito

Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e o secretário municipal de Transportes, Antônio Cícero Barbosa, se reuniram, em Teresina, com o Procurador do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Acyr Avelino do Lago Filho, para tratar do processo de municipalização do trânsito da cidade.

Na oportunidade, os gestores de Água Branca receberam um termo de implantação que deve ser estudado para a futura municipalização do trânsito na cidade. Com a municipalização, a Prefeitura passará a ter responsabilidade sobre o trânsito da Água Branca, devendo criar Órgãos Executivos Municipais de Trânsito.

“Vamos adaptar o termo para implantação da municipalização do trânsito na nossa cidade o mais rápido possível. O nosso maior objetivo é educar a população no trânsito e, para tanto, um dos passos que estamos tomando é o levantamento do número de acidentes que acontecem em Água Branca. Assim que o documento estiver pronto, levaremos para análise da Câmara Municipal”, explica o secretário Antônio Cícero Barbosa.

Instituído pela Lei n° 9503/97, o Código de Trânsito Brasileiro incluiu os municípios no Sistema Nacional de Trânsito, atribuindo-lhes competências para atuar nessa área, atendendo aos interesses e peculiaridades locais. Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito, previsto no artigo 8º, do CTB e Resolução nº 106/99-CONTRAN, com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.

23 de março de 2017

TRE e Prefeitura elaboram campanha de cadastro biométrico na região

TRE-PI e Prefeitura de Água Branca elaboram campanha de cadastro biométrico para região do Médio Parnaíba

Nesta terça-feira (21), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, se reuniu com a juíza da 52ª Zona Eleitoral, Lisabete Maria Maarchetti, para organizar a campanha de cadastro biométrico na região do Médio Parnaíba. A reunião, que aconteceu no Cartório Eleitoral, também contou com a presença de prefeitos e representantes dos seis municípios que compõem a 52ª Zona Eleitoral.

O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria firmada entre a Prefeitura de Água Branca e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para a campanha de cadastro biométrico. Água Branca foi escolhida como o município que vai sediar a abertura oficial dos trabalhos de cadastramento biométrico, que deve iniciar no próximo dia 3 de abril.  "A reunião teve como objetivo fortalecer a parceria entre os poderes para que, juntos, possamos atingir 100% do cadastro biométrico", diz Jonas Moura.

O prefeito afirma, ainda, que está orgulhoso de fazer parte da campanha que, segundo ele, é de extrema importância para a democracia brasileira. "Somos parceiros do TRE na campanha e entendemos que a biometria representa um passo muito importante para a segurança das eleições e a lisura do pleito. Água Branca vai sediar a abertura oficial dos trabalhos e ficamos orgulhosos de fazer parte desse momento", finaliza.

14 de março de 2017

Município participa de seminário sobre pactuação dos serviços de saúde

Água Branca participa de seminário sobre pactuação dos serviços de saúde no Piauí

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, participou do Seminário Estadual de Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2017. Durante o evento, os gestores da saúde dos 224 municípios piauienses conhecerão os indicadores que compõem a nova pactuação dos serviços de saúde do Piauí para o período de 2017 a 2021. 

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Teresina. O Coordenador da Atenção Básica em saúde de Água Branca, David Willames, também participou do evento.

Entre os indicadores que irão compor a pactuação, estão: a diminuição do óbito prematuro; a imunização seguindo o calendário de vacinação nacional; a notificação imediata de doenças; a investigação da proporção de óbitos de mulheres em idade fértil; proporção de parto normal no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar; redução da taxa de mortalidade infantil, entre outros pontos.

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, afirma que a pactuação contribuirá para a qualidade dos serviços de saúde no município.

“Já conseguimos a redução de seis indicadores. Água Branca possui indicadores básicos acima das metas pactuadas pelo Estado e pela União. Vamos trabalhar para melhorar os indicadores relacionados ao acompanhamento dos portadores de doenças crônicas e prevenção do câncer de colo uterino e de mama através do exame citopatológico e da mamografia, essas são algumas das nossas prioridades. Para 2017, seguiremos com o trabalho para diminuir ainda mais os novos indicadores apresentados e cumprir com as metas estabelecidas para os próximos quatro anos. Nossa equipe trabalha diariamente para que a saúde do município avance e para que os aguabranquenses tenham mais qualidade de vida”, frisa Amilton Feitosa.

A pactuação reforça as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população no município e fortalece a integração dos instrumentos de planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores nas três esferas de governo - Municipal, Estadual e Federal - são responsáveis pelo monitoramento e avaliação das respectivas metas pactuadas, de modo que os resultados devem embasar o planejamento em saúde.

10 de março de 2017

Prefeitura de Água Branca realiza homenagem às mulheres

O prefeito destacou a importância do trabalho das mulheres nos diferentes órgãos

Em Água Branca, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi marcado por diversas homenagens prestadas às servidoras de diferentes órgãos do município. As homenagens começaram na sede da Prefeitura de Água Branca, onde a servidora pública Maria Gonçalves Silva, que está se aposentando, recebeu e representou todas as mulheres homenageadas pela passagem do dia.

O prefeito Jonas Moura destacou a importância do trabalho das mulheres nos diferentes órgãos da administração pública. “Neste dia especial, parabenizamos a dedicação de todas as servidoras e funcionárias que atuam nos órgãos públicos e contribuem para que as ações e os serviços cheguem à toda a população de Água Branca”, frisa o gestor. 

As mulheres servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde receberam rosas. Um carro de som volante também trouxe mensagens alusivas à data.

A juíza da Comarca de Água Branca, Lisabeth Marchetti, participou da homenagem e reforça a identidade e os direitos da mulher no que se refere ao trabalho e à dignidade humana, e recebeu rosas, como forma de homenagem, da secretária de Assistência Social, Danielly Sousa. 

 O defensor público Jefferson Calume também prestigiou o evento e afirma que a Defensoria Pública está à disposição de toda a sociedade, em especial das mulheres que necessitem de atendimento no órgão. Calume ressaltou, ainda, o trabalho executado pela Assistência Social do município, por unir os órgãos que atuam na defesa da mulher.

Também estiveram presentes na homenagem os vereadores Soroba, Walter e Ivon Lendel.