Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tite classifica como surreal início na Seleção e sonha com a Copa do Mundo

Treinador soma seis vitórias em seis jogos pela Canarinho e atualmente está em primeiro lugar na tabela de classificação para o Mundial da Rússia

16/01/2017 17:00


(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

"Considero um sucesso, e aconteceu antes do que eu imaginava. É impressionante, porém, irreal. O futebol não é assim. A construção de uma equipe não é assim. Estou satisfeito não somente com os resultados, mas com a forma como os conquistamos. A gente tem que saber por que vence, por que perde ou empata. Se isso não é diagnosticado, ali na frente tropeçamos", disse Tite em entrevista ao Jornal Extra.

Com seis vitórias, em seis jogos e a invencibilidade desde que assumiu a Canarinho, Tite sabe que uma hora a derrota chegará. 

"Ela é inevitável, mas estou querendo jogá-la o máximo possível para a frente. E digo para os atletas: "Um dia, vamos sair perdendo um jogo, e quero ver como vamos reagir emocionalmente". Depois da vitória (3 a 0) sobre a Argentina, eu disse: “Passou, gente. Vamos pegar um time extremamente competitivo, o Peru, e é muito difícil marcar o Guerrero". Mas o Marquinhos deu uma aula de como marcar um pivô".


(Foto: Ernesto Benavides / Getty Images)

Com a irregularidade após a Copa do Mundo de 2014, a Seleção viveu momentos bastante complicados, como a eliminação na Copa América, os tropeços nas Eliminatórias e precoce saída da Copa América Centenário. Ao avaliar em que estado estava o elenco quando assumiu, Tite classificou como sem confiança.

"Não posso avaliar como era antes, mas a leitura que fiz foi de falta de confiança. Nosso primeiro jogo, contra o Equador, foi muito tenso. O sexto lugar nas Eliminatórias pressionava. Fico mal em te dizer que eu pedi que o grupo retardasse a batida de lateral. Não era por medo, mas para ter condição física. Não devolvi a alegria ao torcedor, mas um grupo de trabalho do qual faço parte está devolvendo".


(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

Tite afirmou que não teve nenhum tipo de contato com Dunga, seu antecessor, e que inclusive foi contra a escolha dele para comandar a Canarinho.

"Não conversei com o Dunga e não fui ao encontro dele. Se eu fosse o Dunga, teria a expectativa de continuar um trabalho. Imagino a frustração dele. E se ele tivesse permanecido e alcançado essas seis vitórias (nas Eliminatórias)? Eu, pra dizer a verdade, gostaria de ter pego lá no início. Fui contra (a escolha de Dunga) e me manifestei. Achei que era meu momento, pelo trabalho que realizei. Quando fui chamado, acha que não tive medo de ser o técnico responsável por não levar a seleção para uma Copa? Admito que eu estava em um projeto do Corinthians de dois anos e fui egoísta. Olhei para meu lado, para a realização pessoal".

Agora, prestes a conquistar a classificação para a Copa do Mundo, o treinador sonha em ser campeão na Rússia.

"Penso nisso, sim, mas por enquanto é um sonho para depois da classificação, que está próxima. Temos um grupo em evolução. Isso é fascinante. Willian tem potencial, Neymar, (Philippe) Coutinho e Marquinhos estão em crescimento. Thiago (Silva), Marcelo e Daniel Alves são da safra que já atingiu seu melhor. Isso faz o olho brilhar. É uma base para 2018 e para outra Copa do Mundo".

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: