Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ronaldo Fenômeno, o maior "filho" do São Cristóvão de Futebol e Regatas

No dia do aniversário do craque, a Brasil Global Tour foi até o São Cristóvão, para mostrar o palco dos primeiros passos do Fenômeno

22/09/2016 16:50


Já o São Cristóvão arcou com as despesas de transporte do menino que saia de Bento Ribeiro para o bairro de mesmo nome do clube, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 
 
Mesmo depois de passado mais de 20 anos do surgimento do craque, o São Cristóvão não esquece de Ronaldo e estampa com orgulho os dizeres "Aqui nasceu o Fenômeno". 
 
(Foto: Raísa Simplicio / Goal Brasil)
 
O responsável pela frase é Renato Campos, atualmente gerente administrativo do clube. Ele revelou que teve a ideia para atrair a atenção do craque e não imaginava o efeito que isso causaria.
 
"A ideia da frase foi para tentar trazer ele aqui depois de 2000. Ele sempre estava com a agente muito cheia e tínhamos a dificuldade de traze-lo aqui. Então, eu um dia pensando resolvi fazer uma Copa chamada Copa Fenômeno e formulei a frase. Não imaginava o tamanho da repercussão, por causa dessa frase muitas pessoais já vieram aqui. Só na Copa do Mundo mais de 40 países vieram aqui conhecer o clube onde o Ronaldo nasceu."
 
(Foto: Raísa Simplicio / Goal Brasil)
 
Renato também jogou futebol mas não chegou a se profissionalizar como o amigo Ronaldo, mas viu de perto o surgimento de uma lenda do futebol mundial e não poupou elogios ao craque a quem considera o maior de todos.
 
" O Ronaldo veio para cá do salão, para nossa sorte ele era um garoto diferenciado, a gente via futuro nele, claro que ninguém sabia que ele ia ser o melhor do mundo mas a gente sabia que ele ia virar jogador, era bem magrinho e um pouco tímido mas foi se soltando, ele era sempre muito educado também."
 
(Foto: Raísa Simplicio / Goal Brasil)
 
"Para mim na história não existe ninguém igual a ele, todo mundo fala de Pelé, Maradona, Zico mas será que eles iam conseguir fazer o que ele fez em termos de superação? Não estou comparando quem jogou mais, mas para mim ele é o melhor, como atleta, como aquela força que ele teve para se superar e voltar a ser o melhor não teve ninguém igual."
 
(Foto: Getty Images)
 
O São Cristóvão não esconde de ninguém que a situação financeira é complicada. O clube vive de locações e renda obtida pela pequena sede social na Ilha do Governador. Mas apesar disso o otimismo segue estampado na cara de todos que procuram a "casa do Fenômeno.  Todas as crianças que treinam nas categorias de base tem o mesmo sonho.

 
"Temos mais de 170 garotos e todo mundo aqui tem o mesmo objetivo, o mesmo sonho, chegar a ser um Ronaldo Fenômeno. Mas aqui a gente sempre coloca que em primeiro lugar são os estudos, e temos como exemplo o Ronaldo e isso pra gente é muito bom."
 
(Foto: Raísa Simplicio / Goal Brasil)
 
E não foi difícil achar alguém parecido com o craque, pelo menos na aparência. O pequeno Nathan de apenas 9 anos é chamado por todos de "Ronaldinho" pela semelhança física com o atacante quando era criança.
 
Mesmo com pouca idade o jovem garoto já sabe que ali nasceu o fenômeno e sonha em um dia poder defender as cores da Seleção Brasileira como Ronaldo.
 
(Foto: Raísa Simplicio / Goal Brasil)
 
"Eu quero ser campeão do mundo com a Seleção igual o Ronaldo. Vou treinar muito para isso acontecer um dia."
 
Mas ser pai do Fenômeno não é o único orgulho do clube, segundo Renato Campos o Santos também é, de certa forma, um "filho" do time carioca.
 
Ele garante que um dos fundadores do time da baixada santista se inspirou no São Cristóvão.
 

(Foto: Ivan Storti / Santos F.C)

 
"O São Cristóvão foi fundado em 1898 e aqui tinha um diretor que era portuário, ele trabalhava no cais do porto e era muito envolvido com futebol, ele foi lá pra Santos e ajudou a fundar o Santos. Você vê que tudo é parecido, o Santos começou com o uniforme igual ao nosso, todo branco."
 
Outro grande feito do São Cristóvão foi a conquista do Campeonato Carioca de 1926 que completa 90 anos este ano e ao lado de Ronaldo é o principal orgulho do clube carioca.
 
Ronaldo saiu do São Cristóvão em 1993, aos 17 anos. Suas conquistas nas categorias de base são destaques no mural de fotos do clube, inclusive a Copa Infantil Mané Garrincha de 1992, sua primeira taça na carreira.
 

(Foto: Raísa Simplicio / Goal Brasil)

 
Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", outro craque do futebol brasileiro também deu seus primeiros passos no futebol pelo São Cristovão. Nascido e criado no bairro o jogador atuou pelo clube antes de se profissionalizar no Bonsucesso.
Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: