Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ronaldo, R10, Romário e outros brasileiros que brilharam no el clássico

Jogadores que vestiram a camisa da canarinho também tiveram seus grandes momentos no superclássico espanhol

02/12/2016 15:00

 

Torcedores esperam ansiosos durante meses para assistir o El Clásico, que nunca decepciona, é sempre um jogo disputado, cheio de talento, de polêmicas e de atuações marcantes. 

 

E muitos brasileiros já escreveram seus nomes na história deste grande duelo, como Ronaldinho Gaúcho que foi aplaudido de pé pelo Santiago Bernabéu em das maiores atuações de sua carreira.

 


(Foto: Getty Images)

 

Na ocasião, o craque brasileiro balançou as redes duas vezes, no auge de sua forma física e técnica, o então camisa 10 do Barcelona abusou dos dribles, das finalizações e das arrancadas pelo lado esquerdo do campo deixando os jogadores merengues completamente paralisados.

 

O Barcelona venceu a partida por 3 a 0, Samuel Eto'o foi quem abriu o placar para que Ronaldinho Gaúcho fechasse a conta depois, o brasileiro ainda foi eleito o melhor jogador do mundo daquele ano. Uma curiosidade é que Vanderlei Luxemburgo era o treinador do time Blanco.

 

Quem também tem seu nome marcado na história é Ronaldo Fenômeno, ele defendeu e brilhou pelos dois clubes mas tem seu nome ligado ao Real Madrid quando se tornou mais um galático. O craque marcou o gol que decretou a vitória dos merengues por 2 a 1 sobre o time catalão dentro do Camp Nou na temporada 2003/2004. 

 


(Foto: Getty Images)

 

Com seis gols, quatro pelo Barcelona e dois pelo Real Madrid ele é, ao lado de Evaristo de Macedo, o maior artilheiro brasileiro do superclássico espanhol.

 

Na temporada 1993/1994, Romário fez um acordo com o então seu treinador, Johan Cruyff, cada gol que marcasse no clássico contra o Real Madrid se transformaria em dias de folga para que curtisse o carnaval do Rio de Janeiro.

 


(Foto: Getty Images)

 

Com toda sua genialidade, Romário foi atrás de suas "folgas" e brilhou com três gols diante do maior rival, uma atuação que ficou marcada na história. O Barcelona venceu a partida por 5 a 0 e o baixinho ainda daria um bela assistência no final da partida.

 

Em 2007, num clássico com Ronaldinho Gaúcho pelo Barça e Robinho pelo Real Madrid, quem realmente brilhou foi Julio Baptista, o volante brasileiro tabelou com Van Nistelrooy e chutou firme sem chances para Victor Valdés. O tento garantiu a vitória do time merengue e o distanciamento do arquirrival na tabela de classificação.

 


(Foto: Denis Doley /Getty Images)

 

No seu primeiro el clásico com a camisa do Barcelona, Neymar mostrou que seu cartão de visitas, o craque brasileiro foi um dos protagonistas na vitória catalã por 2 a 1. Foi dos pés dele que saiu o primeiro gol da partida se tornando o primeiro brasileiro a marcar gols em estreias no el clásico.

 


(Foto: Getty Images)

 

Recentemente quem também brilhou foi Casemiro, ele não marcou gol mas foi o responsável por neutralizar Lionel Messi e o Barcelona na virada merengue por 2 a 1 dentro do Camp Nou no último campeonato espanhol. A atuação do volante ganhou destaque no mundo inteiro e  fez com que Zidane exaltasse o brasileiro.

 

Desde então, Casemiro se tornou peça fundamental para o time blanco e titular absoluto, além de claro lhe reabrir as portas da Seleção Brasileira. Curiosamente, Casemiro retornou de lesão nesta quarta-feira e terá, novamente, a missão de parar o argentino. 
Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: