Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Os 25 anos de Neymar, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho

Craque do Barcelona completa meio século de vida neste domingo(5); relembre como eram outros craques brasileiros com essa mesma idade

03/02/2017 15:00


(Foto: Martin Bernetti / Getty Images)

O craque brasileiro também conduziou o Brasil na conquista da inédita medalha de ouro, único título que faltava ao futebol brasileiro. Ele também foi artilheiro da Liga dos Campeões ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi e faturou a Copa das Confederações de 2013.

Apesar disso, ainda falta para Neymar algo que Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho conseguiram antes de completar meio século de vida, ser eleito o melhor jogador do mundo. 

Confira abaixo os 25 anos dos últimos grandes craques do futebol brasileiro:


ROMÁRIO


Romário Brasil 1988 18072016

(Foto: Getty Images)

Nascimento em 1966, Romário completou 25 anos em 1991. Na época o brasileiro defendia as cores do PSV da Holanda. Ele carregava na bagagem dois títulos do Campeonato Carioca conquistados em cima do Flamengo, arquirrival do Vasco. Uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, onde foi o artilheiro da competição com seis gols e o fato de ter sido a maior contratação brasileira feita por time estrangeiro até aquele momento. O time holandês desembolsou 5 milhões de dolares pelo baixinho.

Romário Brasil 07102015

(Foto: Getty Images)

Além disso, Romário conquistara três títulos do Campeonato Holandês colocando o PSV, na ocasião, terceira força do campeonato neerlandês, com o mesmo número de conquistas do Feyenoord. Antes dos 25, Romário também foi o primeiro brasileiro convocado para uma Copa do Mundo atuando por um time dos Paíxes Baixos, todavia, uma lesão no tornozelo deixou o atacante fora do mundial de 1990.

Fora as artilheiras, que foram muitas como do Campeonato Carioca, da Liga dos Campeões, do Campeonato Holandês e outros torneios disputados pelo craque, Romário era bem polêmico, suas frases de efeito e suas escapadas sejamm para jogar futevôlei ou para curtir uma balada eram bastante frequentes. Inclusive por isso, o craque deixou o futebol europeu tão cedo para retornar ao Brasil. 


RONALDO FENÔMENO


Ronaldo Cruzeiro

Não atoa Ronaldo Nazário ficou conhecido como fenômeno, o menino nascido em Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio de Janeiro, fez sua estreia como profissional com apenas 16 anos de idade e com os mesmos dezesseis marcou 12 gols em 14 partidas no Campeonato Brasileiro de 1993, quando defendia o Cruzeiro. No mesmo ano, R9 foi artilheiro da Supercopa da Libertadores com 8 gols chamando a atenção do Brasil e do mundo.

Antes dos 25 Ronaldo já tinha um título de Copa do Mundo. Mesmo sem entrar em campo, o craque fez parte do grupo que faturou o tetracampeonato nos Estados Unidos em 1994. Na ocasião, defendia do PSV da Holanda, primeiro clube de Romário na Europa.

Gallery Ronaldo Nazario Brazil looks 08061994

(Foto: Getty Images)

Mas nem tudo foram alegrias, antes de completar meio século de vida, Ronaldo passou também pela primeira cirurgia, o atacante foi submetido a um procedimento de raspagem de cartilagem do joelho e teve, na sua recuperação, algumas etapas queimadas.

Aos 20, foi artilheiro do Campeonato Espanhol com a camisa do Barcelona e eleito o melhor jogador do mundo, na época recebeu o famoso apelido de "El fenomeno".  Em 1997, se transferiu para a Inter de Milão,foi artilheiro do do Campeonato Italiano e eleito novamente o melhor jogador do mundo. 


VEJA TAMBÉM:

Neymar quer casar com atriz | Camillo e Montillo deram certo juntos? | Ibrahimovic no Napoli?


Ronaldo ainda seria o grande destaque do Brasil na Copa da França em 1998, onde a Seleção Brasileira perdeu a final para a seleção anfitriã. O jogador foi marcado pela polêmica convulsão horas antes da disputa da grande decisão.

Quando completou 25 anos, em 2001, Ronaldo já carregava além da Copa do Mundo, Copa do Brasil, Campeonato Mineiro, Supercopa da Espanha, Recopa Europeia, Copa da UEFA, Copa das Confederações, medalha de bronze na Olimpíada de 1996 e tantas outras artilharias e prêmios individuais. 


RONALDINHO GAÚCHO


Ronaldinho Gaúcho

(Foto: Getty Images)

Outro craque considerado bastante precoce foi Ronaldinho Gaúcho, quando completou 25 anos de idade o camisa 10 já era consagrado, já havia sido eleito o melhor jogador do mundo e já tinha faturado a Copa de 2002. Também carregava os títulos do Campeonato Gaúcho, e da Copa América, além de inúmeras artilharias e prêmios individuais.

A habilidade de Ronaldinho impressionava a todos, o jogador entrou no auge da carreira um pouco antes dos 25 e impressionou o mundo com seu talento. Com a camisa do Grêmio foram 145 jogos e 72 gols, com a camisa do PSG, seu primeiro clube na Europa, Foram 73 jogos e 23 tentos.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: