Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O quão longe Ronaldo poderia ter ido se não fossem as lesões?

Com apenas 25 anos o craque conduziu a Seleção Brasileira ao pentacampeonato mundial e de quebra foi o artilheiro da competição com 8 gols

21/09/2016 13:25

 

O ex-camisa 9 coleciona inúmeros títulos, entre eles duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, Copa América, Campeonato Espanhol e muitos outros. A sala de troféus porém se torna ainda maior quando o assunto são prêmios individuais.

 


(Foto: Getty Images)

 

Ronaldo foi eleito como o melhor jogador do mundo em três ocasiões: 1996, 1997 e 2002. E ao todo soma 7 artilharias de campeonatos diferentes como Libertadores da América, Campeonato Espanhol, Copa América e Copa do Mundo.

 

Mas tudo isso parece pouco aos olhos de quem viu o craque dar seus primeiros passos no futebol e em seguida se firmar como um dos melhores de todos os tempos. Forte e rápido levou zagueiros a loucura com suas pedaladas e com apenas 25 anos marcou oito gols numa Copa do Mundo sendo dois deles em plena grande final contra a poderosa Alemanha. Isso tudo vindo de dois anos parado por conta de uma grave lesão no joelho.

 


(Foto: Getty Images)

 

No Barcelona foram 47 gols em 49 jogos derrubando recordes de craques como Romário e Cruyff. Não satisfeito em ser artilheiro na Catalunha, Ronaldo fez o mesmo na Inter de Milão comandando a equipe italiana na conquista da Copa da UEFA. 

 


(Foto: Getty Images)

 

A trajetória de Ronaldo lhe guardaria uma grande surpresa. Ele entrou para a lista dos galáticos e conquistou uma das torcidas mais exigentes do mundo mesmo depois de ter brilhado pelo rival. No Santiago Bernabéu, Ronaldo superou as vaias iniciais, caiu nas graças da torcida e até hoje é lembrado com carinho no time branco.

 


(Foto: Getty Images)

 

Entre gols e pedaladas uma questão sempre vem a tona quando o assunto é o fenômeno. Quão longe o craque poderia ter chegado se não fossem as lesões? Lesões que não foram poucas e começaram já em 1995 quando o craque tinha apenas 19 anos.

 

Uma ressonância magnética constatou inflamações nos dois joelhos e uma calcificação no direito sofrendo uma raspagem na cartilagem. A lesão mais séria porém aconteceu na temporada 1999/2000, o atacante rompeu o tendão patelar e foi obrigado a ficar mais de cinco meses afastado dos gramados.

 

Depois da recuperação, em seu primeiro jogo o camisa 9 chocou o mundo após romper o tendão do joelho completamente. A imagem foi bem registrada pela televisão e ficou na cabeça dos torcedores durante muito tempo. Na ocasião, o craque defendia a Inter de Milão e ficou quinze meses afastado do futebol.

 


(Foto: Getty Images)

 

Depois disso, Ronaldo passou a conviver constantemente com fortes dores e chegava a ficar de fora de jogos por conta disso. Ao todo, entre as graves lesões e as lesões mais leves, o ex-camisa 9 esteve longe dos gramados por cerca de 3 anos e se aposentou aos 34.

 

Mesmo com todos os percauços em seu caminho, o fenômeno, repito, assombrou o mundo e entrou para a história como um dos maiores jogadores do futebol, Se não fossem as graves lesões ele sem dúvida poderia ter conquistado mais títulos e marcado mais gols. 

 


(Foto: Getty Images)

 

Mas as lesões também o ajudaram a se tornar o personagem que se tornou, o homem que superou as dificuldades, que depois de ficar mais de um ano afastado dos gramados retornou em grande estilo faturando uma Copa e sendo eleito o melhor jogador do mundo é um roteiro perfeito para qualquer filme de Hollywood. 

 


(Foto: Getty Images)

 

De quebra o craque ainda ajudou a transformar o papel do atacante no futebol moderno. Unindo habilidade, força e velocidade mostrou ao mundo que um camisa 9 não é apenas um definidor de jogadas, ele pode recuar, buscar a bola e ir para cima de zagueiros cada vez mais fortes.

 

Depois dele dois outros grandes Ronaldos surgiram como o gaúcho e o português, mas eles devem agradecer ao fenômeno pelo legado deixado. Porque mesmo que não percebam há muito do R9 neles.
Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: