Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luan: xodó vascaíno e único "˜carioca"™ da Seleção Olímpica

O defensor mostra habilidades em sua função principal, mas também mostrou grande evolução na construção e conclusão das jogadas

30/06/2016 16:56

Luan estreou profissionalmente com a camisa do Gigante da Colina muito cedo, ainda em 2012. Só que foi no ano passado que passou a ser uma figura constante na equipe. Foi um dos únicos pontos positivos do clube na temporada que culminou no rebaixamento para a segunda divisão. Assim como todo o time, mostrou notável evolução após o trabalho de Jorginho. É visto, por torcedores e analistas, como uma das figuras mais importantes do Vasco da Gama.

E isso ficou muito claro na sua última participação com a Cruz de Malta ao peito. Antes de deixar o campo lesionado, a partida contra o Paraná estava empatada em 1 a 1 – sendo que o gol dos paranistas foi contra, anotado por Jorge Henrique. No final do jogo, uma trapalhada defensiva ocasionou o tento de virada dos visitantes.

Mas, apesar de ser a sua função principal, não é apenas na defesa que Luan mostra a sua habilidade. Jogando sempre pelo lado direito da zaga, é o 17º jogador de toda a Série B que mais acerta passes (432). Em São Januário, somente o lateral Julio Cesar está na sua frente neste quesito. Só que Luan também é importante em outras fases do jogo.

A habilidade com os pés o ajuda a começar, lá atrás, o trabalho de transição da defesa para o ataque. Luan tem habilidade para driblar, sobe até a linha do meio de campo com segurança e faz bons lançamentos. Para completar, é vice-artilheiro do time nesta Série B com os mesmos 3 gols anotados por Andrezinho. Quando a equipe tem alguma chance na bola parada, o camisa 4 é um perigo constante aos adversários: sobe bem de cabeça e tem um potente chute na perna direita.

Hoje, nenhum jogador da base cruzmaltina anima tanto o torcedor quanto o zagueiro. E, apesar da idade, Luan vem acumulando experiências importantes: sejam as derrotas – como o fatídico rebaixamento de 2015 – ou vitórias – como os últimos dois Campeonatos Cariocas. Com a Seleção Brasileira de base, foi capitão no Pan-Americano de 2015. Nas Olimpíadas de 2016, o torcedor do Vasco poderá bater no peito com orgulho ao vê-lo em campo... e os torcedores do Brasil terão o prazer de torcer por ele.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: