Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Historicamente a Copa América nunca foi prioridade para o Brasil

Muitas vezes a Seleção optou por entrar na competição com um time alternativo e dar descanso as suas estrelas deixando o torneio em segundo plano

24/04/2016 09:30

 

A Copa América nem sempre foi uma prioridade para a Seleção Brasileira. Em alguns casos a competição ficou em segundo plano e foi usada para dar ritmo a jogadores que eram pouco aproveitados.

 


(Foto: Getty Images)

 

Para se ter uma idea, o Brasil é o terceiro país em número de títulos do torneio, atrás de Uruguai com 15 e Argentina com 14.

 

A pouca importância história que os brasileiros dão para a Copa América é percebida através do longo período em que ficou sem conquistar o torneio. O Brasil faturou pela primeira vez em 1919, dentro de casa, depois ganhou em 1922 também dentro de casa. Ficou 27 anos sem levantar a taça até que conseguiu em 1949, também dentro de casa. 

 

Depois disso mais um jejum, foram 40 anos de espera até conquistar o torneio em 1989, e advinha onde foi realizado? No Brasil. 

 


(Foto: Getty Images)

 

A Seleção Brasileira só conquistou a primeira Copa América fora do Brasil em 1997, na Bolívia, depois disso levou mais três títulos também fora de casa. Vale ressaltar que a Canarinho desistiu de participar de 9 torneios e abandonou a competição em 1967.

 


(Foto: Getty Images)

 

Em 2004, na memorável conquista sobre a Argentina o Brasil foi a campo com uma equipe B, sem as habituais estrelas, que receberam descanso, e apenas Kléberson como remanescente do time campeão do mundo em 2002. Já os hermanos colocaram em campo o que tinham de melhor e davam como certo o título. Mas foram surpreendidos e perderam a taça para a Canarinho.

 


(Foto: Getty Images)

 

Em 2007, os craques Ronaldinho Gaúcho e Kaká pediram dispensa da competição alegando forte cansaço. Na ocasião, Dunga que era o comandante da Seleção, encarou com naturalidade e como uma oportunidade para dar chances a outros atletas.

 


(Foto: Getty Images)

 

Este ano sem Neymar por conta da grande sequência de jogos pelo Barcelona durante a temporada, Dunga terá a oportunidade de testar outras opções e até mudar o esquema e quem sabe mostrar aos torcedores que existe vida sem o camisa 10.
Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: