Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Florida Cup: Com saudade de Galo e Tricolor, Josué acredita em bons trabalhos de Roger e amigo Ceni

Agora aposentado, ex-jogador está na Florida Cup para representar os alemães do Wolfsburg. Em papo com a Goal Brasil, ele falou de Neymar, Seleção, Tite e muito mais

10/01/2017 15:40

Campeão da Copa Libertadores; Campeão Mundial de Clubes; Campeão da Bundesliga; Campeão Brasileiro; Campeão da Copa do Brasil; Campeão da Copa América; Campeão da Copa das Confederações.

Ficou com inveja? Essa é apenas uma parte do currículo de Josué, eterno volante de Wolfsburg, São Paulo, Atlético-MG e Goiás. Fora das quatro linhas há um ano, o multicampeão vem se mostrando um grande entendedor ao comentar o futebol. Sereno também com as palavras, bem ao seu estilo dentro dos gramados, ele se tornou ‘embaxador’ dos Lobos da Alemanha.


(Foto: Getty Images)

Portanto, está nos Estados Unidos com o Wolfsburg, para a disputa da Florida Cup. E quis o destino que Tricolor Paulista e Galo também participassem da edição do torneio em 2017. Josué falou desta coincidência com a Goal Brasil, além de outros temas, como Neymar, Seleção e Roger Machado e Rogério Ceni. Veja a entrevista completa. 

‘Embaixador’ do Wolfsburg no Brasil

Quando lá cheguei, em 2007, o clube não eranem tão conhecido no Brasil e, agora, quando se fala Wolfsburg, a maioria já sabe que é um time grande. Comigo e com o Grafite, o Wolfsburg foi pela primeira vez campeão da Bundesliga, ganhamos também a Copa da Alemanha. O clube tem aberto a porta para brasileiros, sempre evoluindo e crescendo.

Excursões entre temporadas

Isso é bom. O clube começa a respirar outros ares, expande o nome das equipes brasileiras em outros mercados, abre oportunidades de negócios e transferências, além de parcerias. E a Florida Cup é uma competição importante, realizada num local onde há muitos brasileiros. Isso só engradece.


(Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação)

São Paulo e Atlético-MG

Me sinto muito feliz de estar representando o Wolfsburg, mas de ter a presença aqui na Flórida também de São Paulo e Atlético, equipes pelas quais joguei. Dá saudade! Fiz muitos amigos em ambos os clubes.

Galo com Roger, Tricolor com Ceni

Roger não conheço pessoalmente, mas está nesse meio há algum tempo e vem fazendo um excelente trabalho. Já o Rogério Ceni, que eu conheço muito bem e tenho um carinho especial,  é um entendedor nato do futebol, taticamente e tecnicamente falando. Como jogador, não precisa nem falar, é realmente um mito, pelo qual tenho um respeito e admiração muito grande. E, agora, começando um novo desafio na sua vida, como treinador. Mas ele parou, estudou por um ano, viajou e está bem preparado. Tem tudo pra fazer um grande trabalho e fazer do São Paulo uma equipe vencedora, como sempre foi.


(Foto: Getty Images)

Neymar pode ser melhor do mundo? 

Ele é um cara fantástico, depois do Ronaldinho, Ronaldo, ele vem chamando uma responsabilidade muito grande para si dentro da Seleção. Neymar é jovem, mas tem condições de ser o melhor do mundo e vai ser.

Tite e a Seleção

Tite nunca trabalhei com ele, mas tem muitas qualidades como treinador. Por onde passou, foi sempre vitorioso e tem como característica trazer o grupo para ele. É um treinador motivador, acima de tudo, e muito entendedor, que consegue fazer com que todos os jogadores tirem seu máximo. E trouxe, além de resultados, evolução para a Seleção Brasileira.  

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: