• Ecotur
  • Águas de Teresina
  • assinatura jornal

Felipe Melo no Palmeiras é uma contratação tão boa quanto perigosa

Volante se encaixa perfeitamente em um provável time titular, mas o risco de confusões é grande demais

08/01/2017 14:30h

Por Allan Brito 


O Palmeiras assumiu um risco enorme ao contratar o volante Felipe Melo, confirmado como reforço neste domingo (8). Afinal, trata-se de um jogador que já mostrou talento e pode ser uma peça fundamental no elenco alviverde. Mas também é um volante de 33 anos, caro, que sempre se destacou por arrumar expulsões, confusões e polêmicas.

Os treinos do Palmeiras ainda não começaram, mas é possível imaginar como será o time que o novo técnico Eduardo Baptista montará. Ele costuma escalar as equipes no 4-1-4-1, esquema tático no qual Felipe Melo pode se encaixar perfeitamente. Ele pode ser esse "1" que fica na frente da linha defensiva. 

Os versáteis Tchê Tchê e Moisés, que brilharam no Campeonato Brasileiro de 2016, fariam um trio de grande potencial no meio-campo alviverde. Sob comando de Cuca, o Palmeiras fez metade dos jogos de forma parecida, mas o primeiro volante era Thiago Santos. Com Felipe Melo o Palmeiras pode ganhar um considerável nível técnico.

Porém, no Brasileirão de 2016 o Palmeiras não teve sequer um jogador expulso. Felipe Melo foge totalmente desse perfil tranquilo do Verdão. É impossível esquecer da passagem dele pela Seleção Brasileira. Mesmo antes da Copa do Mundo de 2010, ele já tinha mostrado que seria um risco convocá-lo. Até em amistosos, como em um jogo inexpressivo contra o Zimbábue, ele mostrava destempero. Na Copa do Mundo o risco virou tragédia: Felipe Melo foi expulso nas quartas de final, contra a Holanda, e o Brasil foi eliminado.


Felipe Melo no fatídico jogo contra Holanda (Foto: Getty Images)

E não foi um jogo isolado. Ao longo da carreira Felipe Melo acumulou expulsões por faltas violentas e até criou uma confusão enorme em um jogo entre Galatasaray e Besiktas, quando levou cartão vermelho e, antes de sair do gramado, mostrou a camiseta para a torcida rival. Houve invasão de gramado e agressões. Além disso, Felipe já se envolveu em diversas discussões até com jornalistas.

Além desse risco comportamental, o palmeirense também pode ter alguma preocupação com o nível técnico de Felipe Melo. Ele não vinha jogando com frequência na Inter de Milão e tem uma idade avançada. A falta de ritmo pode pesar.

Números de Felipe Melo no Campeonato Italiano 2016/2017:

 

Mas no geral Felipe Melo sempre mostrou qualidade técnica, com grande noção de marcação e bons passes verticais. Se estiver em forma e mantiver a cabeça fria, terá lugar cativo no Palmeiras e será importante na temporada de 2017.

Fonte: Esporte interativo

Deixe seu comentário