Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exclusivo: ele é pupilo de Kaká, parça de Depay e "capitão" do Manchester United

Em entrevista exclusiva à Goal Brasil, Andreas Pereira não foge das divididas e fala sobre Red Devils, sonhos, Seleção Brasileira e vida extracampo

19/05/2016 13:15

(Foto: Gareth Copley/Getty Images)

No bate-papo, o meia falou sobre sua vida, suas escolhas e não fugiu das divididas, inclusive nos assuntos mais polêmicos. Confira:

Como tem sido essa nova fase na Seleção? Você está com moral, marcou gols importantes e tem sido muito elogiado... Acredita que estará nas Olimpíadas?

Tomara! É um grande sonho que tenho. Eu sempre quis deixar uma boa impressão para o professor e os companheiros, e estou muito feliz por ter ganho oportunidades, ser convocado e marcar gols. Espero que todos continuem acreditando em mim e me apoiando e que eu possa realizar o sonho de jogar as Olimpíadas.

Você nasceu na Bélgica, passou muito tempo na Holanda e agora está na Inglaterra. Sua carreira toda foi feita na Europa. O que te fez escolher a Seleção Brasileira ao invés da belga?

Minha família toda é brasileira. Eu nasci na Bélgica, me acostumei com a cultura de lá, mas sou brasileiro, assim como toda a minha família. Nós sempre falamos português em casa e todos os anos vamos passar as férias no Brasil. Eu me sinto e sempre me senti brasileiro. Na Bélgica, eu me sinto um estrangeiro. Por isso, depois de pensar durante um tempo, eu escolhi jogar pela Seleção Brasileira e fiquei muito feliz quando surgiu a oportunidade.

(Foto: Hannah Peters/Getty Images)

Você disse que conversa em português na sua casa. E sobre a cultura? Qual é o tipo de música que você mais gosta? Você está na Inglaterra que tem inúmeras bandas sensacionais... É mais do rock ou do pagode?

Cara, eu curto mais um pagode, um sertanejo (risos). Eu não curto muito as músicas inglesas. Gosto de tudo, mas sou mais fã do Exaltasamba, Grupo Revelação e alguns sertanejos. É bom hoje em dia porque mesmo com a distância do Brasil eu sempre estou ligado e consigo saber de tudo que tá rolando, até as músicas novas.

Você toca algum instrumento ou não arrisca?

Ah, eu tentei tocar pandeiro. Comprei um até, mas não deu certo (risos). Eu toco um pouquinho, mas não é muita coisa... Sou melhor com a bola mesmo (risos).

(Risos) E em Manchester? O que você gosta de fazer?

A cidade é muito legal e tem várias coisas pra fazer, muitos shoppings, mas eu prefiro ficar em casa. Depois dos treinos eu fico em casa jogando Playstation, assistindo TV ou vendo filme. E eu mudei de casa faz pouco tempo, então é mais fácil, porque tenho tudo aqui... Tenho um cinema em casa, jogo sinuca também, às vezes chamo meus amigos pra jogar um futevôlei... Então estou sempre aqui em casa com meus pais e meus amigos.

Andreas já encarou destaques da Premier League como Eriksen e Kane (Fotos: OLI SCARFF/AFP/Getty Images e Michael Regan/Getty Images)

Qual jogo você mais gosta de jogar no Playstation? Nos jogos de futebol você costuma escolher o Manchester United? Você é titular no seu time?

Curto mais os jogos de futebol mesmo. Faço um campeonato aqui em casa e eu sempre jogo com o Manchester (risos). É lógico que eu sou o titular e ainda coloco a faixa de capitão. Tem que dar aquela moral, né (risos).

(Risos) E com os brasileiros dos outros times? Você tem contato?

Sim! Eu sempre falo com o Fernandinho (do rival Manchester City), com o (Philippe) Coutinho (do Liverpool) e com o Kenedy (do Chelsea), que já joguei junto na Seleção também. Os caras são todos muito gente boa e a gente sempre conversa e também se fala até nos jogos.

 

Miliduque miliano milicrazy Tmj

Uma foto publicada por Andreas Pereira (@andreaspereira44) em Set 24, 2015 às 7:29 PDT

Tem algum ídolo, algum jogador que te inspirou?

Eu sempre gostei de assistir o Kaká, porque ele sempre foi um dos melhores jogadores do mundo pra mim. Eu gosto muito do estilo de jogo dele, principalmente nos tempos de Milan e Real Madrid. Agora que ele está nos Estados Unidos é mais difícil de acompanhar, mas eu gosto muito dele. Eu tenho quase o mesmo estilo de jogo que ele e sempre gostei do futebol dele. Ele foi um dos maiores ídolos que eu tive.

E atualmente, tem algum favorito?

Eu gosto bastante do Neymar. Pra mim, ele é um dos melhores jogadores do mundo e com certeza também do Brasil. Também gosto muito de ver o Cristiano Ronaldo e o Messi. Esses três não tem jeito como não olhar. Só de assistir os jogos deles na Champions League eu já aprendo muito.

 

Muito feliz por ter conhecido meu maior ídolo, sempre foi minha inspiração e agora que o conheci ainda mas // Very happy to meet my biggest idol, he is my biggest inspiration and now I met him even more @cristiano

Uma foto publicada por Andreas Pereira (@andreaspereira44) em Nov 18, 2014 às 2:24 PST

Falando no Neymar, ele vai disputar as Olimpíadas. Como está a sua expectativa para jogar com ele e tentar buscar esse ouro inédito para o Brasil?

Po***, eu vou ficar muito feliz se isso acontecer. Poder ter a oportunidade de jogar junto com ele e ajudar a equipe nas Olimpíadas vai ser demais.

Sobre o Manchester United, você joga em várias posições no meio-campo: como segundo volante, terceiro homem, meia-armador, meia-atacante, aberto pelos lados... Tem alguma posição favorita ou não tem diferença?

Eu gosto mais de jogar como meia-atacante. O treinador (Louis van Gaal) sempre me escala como meia-atacante ou de volante, mas ele também gosta que eu jogue aberto pelas pontas. Ele faz isso para que eu esteja preparado para jogar em qualquer posição. Ele (Van Gaal) me falou que isso vai ser bom para o meu futuro, porque atuando em várias posições, eu tenho mais chances de jogar, enquanto jogando em apenas uma, as chances diminuem, porque tem muita concorrência. Ele me disse que jogando em duas ou três posições, fica mais fácil pra mim, e está tentando fazer isso comigo. Eu acho que isso está funcionando bem e é bom pra mim.

Com Louis van Gaal ao fundo, Andreas recebe instruções do lendário Ryan Giggs (Foto: Dave Thompson/Getty Images)

Se eu estiver errado, por favor me corrija, mas a sua relação com o Van Gaal parece ser boa. É curioso porque ele historicamente não se dá bem com brasileiros, tem até o caso mais famoso, envolvendo o Rivaldo no Barcelona. Se é que vocês se dão bem mesmo, porque existe essa diferença com você em relação aos outros brasucas?

Eu acho que no começo as coisas sempre são muito boas. Ele sempre recebeu todo mundo muito bem. A relação dele comigo hoje ainda é normal, como treinador e jogador, não tem nada a mais ou nada a menos. Ele trata todo mundo igual. Acho que talvez por eu ter jogado na Holanda, no PSV, isso faça diferença, mas não sei se ele teve problemas com brasileiros no passado. Ele sempre me tratou normal e eu sou tranquilo com ele. Eu só falo com ele quando preciso falar e vice-versa. É uma relação normal entre jogador e treinador.

 

Very happy to have signed my new contract with @manchesterunited , I want to thank God , my family and all the people who takes care of me and support me !! // Muito feliz por ter renovado meu contrato com o @manchesterunited , eu quero agradecer Deus , minha família e todas as pessoas que me apoiaram !!

Uma foto publicada por Andreas Pereira (@andreaspereira44) em Mai 1, 2015 às 11:09 PDT

Você é um jogador criativo e muito técnico e talentoso. Recebeu algumas chances na temporada, mas na minha visão, foram poucas e você faria diferença no time titular. Você concorda? Acha que poderia ter tido mais chances nesta temporada?

É claro que eu esperava jogar mais. Eu acho que eu merecia essa chance, fui bem nos jogos em que tive oportunidade de jogar, mas é assim, futebol é assim. O treinador não me deu essa oportunidade ainda e eu vou continuar trabalhando forte esperando essa oportunidade. Se não for esse ano, pode ser no ano que vem, mas eu vou estar pronto. Muitas pessoas comentam o que você disse e escreveu (Andreas Pereira se referiu a essa análise da Goal Brasil que você pode conferir clicando aqui), inclusive aqui na Inglaterra, então eu fico bem tranquilo porque todo mundo vê que eu estou jogando bem e mereço essa chance.

Sobre isso, você já afirmou anteriormente que gostaria de ter sido emprestado em janeiro para jogar mais. Isso acabou não acontecendo e você continuou no Manchester United. Por que isso aconteceu? Você está feliz com a sua situação atual?

Eu queria ser emprestado para poder jogar mais e continuar me desenvolvendo, mas o Van Gaal me disse que não queria que eu fosse emprestado, porque ele ia me usar neste campeonato ainda. Ele me disse para ficar no Manchester porque ele ia me usar e eu ia jogar. Eu respondi pra ele que tudo bem, que se eu ficasse e jogasse, eu ficaria. Ele não me deixou sair. Tomei essa decisão e agora estou treinando, fazendo o meu trabalho e esperando que ele cumpra a sua palavra.

Algum clube chegou a te procurar e tentar te contratar por empréstimo? Você pode dizer quais foram?

Eu não sei quais foram. Só fiquei sabendo pelos meus empresários que tive várias ofertas da Espanha, Alemanha e Itália, mas eles (empresários) não me falaram quais clubes foram porque eu falei que só iria se o Manchester me deixasse ir, e isso acabou não acontecendo.

Na sua opinião, por que o Manchester United ainda não conseguiu se reencontrar com as glórias após a saída do Alex Ferguson? E sobre ele, o que ele tinha de diferente em relação aos outros treinadores?

Ele era um treinador fora do comum. O respeito que ele tinha no clube era fora do normal. Ele chegava em todos os lugares no clube e dava para você sentir aquele respeito. E ele é muito humilde, honesto e boa pessoa. Ele cumprimentava todo mundo e era engraçado porque em todo lugar que ele chegava, todo mundo ficava quieto e você sentia que ele tinha aquela presença muito grande. Eu nunca esqueço disso e por isso acho que é difícil para qualquer treinador, não só o Van Gaal, não só o David Moyes, mas qualquer um, fazer diferença depois de um treinador como o Ferguson. Pra mim, ele foi o melhor treinador do mundo. Ficar quase 30 anos em clube é muito raro, então é quase impossível para outro treinador chegar e fazer o mesmo que ele ou fazer melhor, e sempre vai existir essa pressão.

Andreas é marcado por Verratti e Lucas em amistoso contra o PSG (Foto: Jonathan Daniel/Getty Images)

Falando sobre seus companheiros de clube, tem algum que é seu parceiro? Quais são seus melhores amigos?

Eu sou muito amigo do Adnan Januzaj e do Varela. Eu joguei com eles desde os times reservas. Sou muito amigo do Memphis (Depay) também, porque já tínhamos jogado juntos no PSV. Somos muito amigos e já conheço ele faz muito tempo. Nós estamos sempre juntos e conversamos muito no clube. Nós somos os mais novos também, então isso faz diferença. Também sou amigo dos argentinos, que são todos muito gente boa, mas os melhores amigos são o Memphis, o Adnan e o Varela.

 

Parabens e boa sorte mano tu merece @gabigol tmj

Uma foto publicada por Andreas Pereira (@andreaspereira44) em Mar 26, 2016 às 8:21 PDT

Andreas Pereira também é muito amigo de Gabriel, o Gabigol do Santos, com quem já jogou junto na Seleção Brasileira

 

Aqui é PEIXE !!! Parabéns @gabigol pelos

Uma foto publicada por Andreas Pereira (@andreaspereira44) em Abr 24, 2016 às 4:31 PDT

Falando no Memphis, ele começou muito bem no Manchester United, mas depois teve uma queda de produção. No entanto, é a primeira temporada dele, é normal para a adaptação e ele é muito talentoso. Você acha que ele pode ser uma superestrela nos próximos anos? E ele pegou uma "responsa" pesada logo de cara, né... Logo a camisa 7 do Manchester United...

(Risos) Pois é, eu brinquei com ele sobre isso até. Ele é um jogador de muito talento e que ainda vai dar muito ao clube. Eu acho que ele vai ser uma grande estrela não só para o Manchester, mas para a seleção holandesa também. Ele tem um talento excepcional, e é normal, como você disse, ainda mais no primeiro ano, você jogar bem uma partida e depois ter uma queda, porque no primeiro ano você ainda está se acostumando a uma nova vida e outro país. É normal o que ele está passando, e ele vai passar por essa fase e ficar ainda mais forte. É bom todo mundo tomar muito cuidado, porque ele promete muito, vai ser uma superestrela.

(Foto: Steve Bardens/Getty Images)

Outro jovem talentoso do Manchester United é o Rashford, que surpreendeu o mundo e tem sido a nova sensação do futebol europeu. Ele também surpreendeu vocês ou vocês, que já conheciam ele, até esperavam que isso podia acontecer?

Todo mundo no clube sabia que ele é um bom jogador, de muito talento, mas foi uma surpresa ele entrar e fazer quatro gols nos dois primeiros jogos dele. Ninguém nem esperava que ele fosse jogar, então foi muito surpreendente até pra gente que conhece ele.

Até onde você acha que ele pode chegar? Ele tem potencial para ser o camisa 9 do Manchester United, quem sabe formando dupla com o Martial de forma definitiva, com o Rooney vindo de trás?

Eu acho que ele tem potencial para isso. Ele é muito novo, mas tem muito talento também. Se ele continuar jogando assim, com essa fome de gols, e seguir com humildade aprendendo as coisas, acho que ele pode ser um dos melhores do mundo.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: