Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com caminhão de desfalques, surpresas e retornos, como Marcelo Oliveira deve escalar o Galo?

Por lesões, suspensões e convocações para as Eliminatórias, treinador será forçado a fazer várias mudanças no time titular e testar a força de seu elenco

06/09/2016 14:49

(Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

No meio-campo, a dupla de volantes titular também está fora. Rafael Carioca, que está com a Seleção Brasileira que enfrentará a Colômbia nesta noite pelas Eliminatórias, é dúvida, e sua escalação vai depender da forma como ele irá se reapresentar ao Galo na manhã desta quarta-feira (7). Se ele tiver condições físicas de jogo, irá atuar. No entanto, Leandro Donizete, lesionado, é desfalque certo, assim como Júnior Urso, que seria a primeira opção para ser titular em caso da ausência de um dos dois.

No setor ofensivo, além de Juan Cazares e Luan, que já estão lesionados há algumas semanas, Marcelo Oliveira não poderá contar com Otero, convocado para defender a Venezuela, que nesta noite irá enfrentar a Argentina de Lucas Pratto, outro desfalque por causa das Eliminatórias. O atacante Carlos, que sofreu uma fratura no pé esquerdo no treino desta segunda-feira (5), é outra baixa, e ficará um bom tempo fora, já que precisará fazer uma cirurgia - vale lembrar que no início do ano, ele opetou o pé direito.

(Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

No entanto, mesmo tendo praticamente todo o time titular ausente por lesões, contusões e suspensões, Marcelo Oliveira terá alguns titulares importantes e reservas confiáveis para armar a equipe. Além de Victor no gol, o treinador contará com Carlos César, que tem feito boas partidas substituindo Marcos Rocha já há algumas rodadas na lateral-direita e o já mencionado Fábio Santos na esquerda. No setor ofensivo, Maicosuel, que tem feito bons jogos, será novamente titular, assim como Fred, que dispensa apresentações, no ataque. Robinho, grande nome do Galo em 2016, que vive grande fase e é o artilheiro do Brasileirão ao lado de Gabriel Jesus, também está confirmado.

A dúvida fica por conta de quem substituirá Lucas Pratto. Carlos parecia ser o escolhido de Marcelo Oliveira até se lesionar nesta segunda. A opção mais provável, na teoria, seria o atacante Clayton, mas o treinador surpreendeu e testou o meia Carlos Eduardo no último treinamento. Dátolo, que se recuperou de lesão recentemente, deve começar a partida no banco. Com o ex-Figueirense, o técnico pode manter um jogo mais veloz, incisivo e agressivo, enquanto com o atleta que estava na Europa antes de reforçar o Galo, o Alvinegro pode ter um estilo mais cadenciado e de armação de jogadas.

A preocupação fica por conta da defesa. Ronaldo não está agradando e é alvo de críticas dos torcedores. No último jogo, contra o Grêmio, ele não foi bem, e deve perder a posição. O jovem Gabriel deve formar dupla com o experiente Edcarlos - os dois treinaram juntos no time titular no último treinamento -, mas isso pode ser um problema. O garoto tem qualidade e já foi elogiado neste ano, enquanto seu parceiro é mais cornetado. No entanto, ambos podem sofrer com a falta de ritmo. Gabriel não atua há 82 dias, enquanto Edcarlos não joga há 100. A dupla de zaga pode dar dores de cabeça contra o Vitória.

Outra questão é a dupla de volantes. Sem Leandro Donizete e Júnior Urso, Lucas Cândido, que já atuou anteriormente e teve desempenho regular, deve ser titular, a dúvida fica por conta de seu parceiro. Caso Rafael Carioca tenha condições, o camisa 5, um dos grandes nomes do Galo, certamente irá atuar. No entanto, caso ele não tenha condições, Marcelo Oliveira deverá escalar o jovem Yago.

Gráficos mostram possíveis escalações do Galo contra o Vitória

O elenco do Atlético-MG será testado contra o Vitória. Em casa, contra uma equipe inferior, a vitória é obrigação, ainda mais para se manter na luta pelo título. No entanto, a tarefa não será fácil. O Galo terá seu santo no gol e bons laterais, mas a dupla de zaga não será das mais confiáveis e pode sofrer com a falta de ritmo. No meio-campo, existe a dúvida quanto a presença de Rafael Carioca, e a dupla de volantes pode ser formada por dois jovens. Apenas o setor ofensivo não preocupa, com Fred, Robinho e Maicosuel.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: