Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Movimento espanhol pede punição a torcedores do PSV por humilhação

Embaixada da Holanda e patrocinador do clube condenam má conduta: "É importante que os holandeses mostrem um comportamento civilizado e respeitoso no exterior"

16/03/2016 12:10

O Movimento contra a Intolerância da Espanha pediu providências nesta quarta-feira para a Fiscalização de Delitos do Ódio contra um grupo de torcedores do PSV Eindhoven, informa o jornal "As". Na última terça, enquanto aguardavam o jogo contra o Atlético de Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, alguns fanáticos humilharam pedintes na Plaza Mayor, tradicional ponto turístico de Madri, atiraram moedas e notas de euros no chão e gargalharam ao observarem o desespero dos pobres para pegar o dinheiro (clique aqui para assistir ao vídeo no site do diário).

Mendigas pegam no chão moedas jogadas por torcedores do PSV em Madri (Foto: Reprodução de vídeo)Mendigas pegam no chão moedas jogadas por torcedores do PSV em Madri (Foto: Reprodução de vídeo)


A entidade divulgou um comunicado no qual trata como humilhante e degradante os atos do holandeses, inclusive afirmando que alguns torcedores tiveram atitudes racistas contra os pedintes. Além disso, o movimento pediu ao Conselho Superior de Desportes a aplicação do código disciplinar da Uefa, que pode responsabilizar até o PSV pelas atitudes de seus fãs.

Ato contínuo, a embaixada da Holanda pediu desculpas publicamente pela atitude dos torcedores.

Torcedores do PSV riem depois de jogarem moedas para mendigas em Madri (Foto: Reprodução de vídeo)Torcedores do PSV riem depois de jogarem moedas para pedintes em Madri (Foto: Reprodução de vídeo)

- A Embaixada dos Países Baixos na Espanha lamenta profundamente o ocorrido por parte de alguns torcedores do PSV e nos distanciamos taxativamente do comportamento desses seguidores. Para nós, é importante que os holandeses mostrem um comportamento civilizado e respeitoso no exterior. Que saibamos, foi um incidente provocado por um grupo pequeno que distorce o que deveria ser a festa do futebol. Foi uma grande partida, exemplo de um jogo limpo, que entusiasmou o público. Por esse motivo, condenamos o ocorrido antes da partida - diz o comunicado da embaixada holandesa.

Patrocinadora do clube, a Phillips também se posicionou contra a humilhação e informou que o PSV vai tentar identificar os torcedores para falar sobre o comportamento e tomar as medidas apropriadas, se for possível.

- A Philips condena a má conduta de alguns torcedores do PSV em seu contato com um pequeno grupo de pedintes antes da partida de futebol em Madri - diz o comunicado da empresa.

Em campo, novo empate em 0 a 0 entre Atlético de Madrid e PSV, repetindo-se também na prorrogação, no Estádio Vicente Calderón. Nas penalidades, os colchoneros venceram por 8 a 7 e garantiram classificação às quartas de final da Champions League.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: