Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vinicius Gabriel comemora ano de 2015 e traça novas metas para 2016

Principal nome da natação piauiense, em 2015 o atleta deixou de ser promessa e se tornou realidade após se transferir para o Corinthians, de SP

21/12/2015 11:00

O atleta Vinicius Gabriel é o principal nome da natação piauiense atualmente. No ano de 2015, o nadador deixou de ser uma promessa e se tornou uma realidade na modalidade, após se transferir para o Corinthians, de São Paulo. No primeiro ano no clube paulista ele conquistou seis medalhas, duas delas em campeonatos brasileiros. Com 17 anos de idade, dez deles dedicados a natação, Vinicius está em Teresina passando as férias e matando a saudade da família. Ele conta que 2015 foi um ano de aprendizado e que em 2016 as metas serão mais altas. “Voltei para recarregar as energias, rever a família e os amigos, mas posso deixar de nadar , então fico treinando leve, já que estamos no fim de ano. 2015 foi um ano muito produtivo para mim, aprendi muito, competi novos campeonatos, conheci uma estrutura de treinamentos que nunca tinha visto, profissionais também. Vou continuar no Corinthians e aumentar ainda mais essas conquistas e esse bom desempenho. Fui vice-campeão brasileiro pelo Corinthians e agora fui Campeão Brasileiro Junior. as coisas estão dando certo”, conta Vinicius.  

Em dez anos se dedicando a natação, Vinicius Gabriel coleciona 590 medalhas. O garoto, que começou seus treinamentos sob os olhos do avô, confessa que não imaginava poder viver da natação (Foto: Jaílson Soares/ O Dia)
Em dez anos de natação Vinicius coleciona 590 medalhas. O garoto, que começou seus treinamentos sob os olhos do avô, confessa que não imaginava  poder viver da natação. O nadador lembra que a falta de estrutura do Piauí pesou varias vezes, mas que agora as coisas mudaram. 
Vinicius ainda afirma que o ano de 2015 foi de adaptação ao novo clube, mas existem planos maiores para 2016. “Participar de campeonatos internacionais e dos brasileiros na categoria absoluto, pois é onde estão todos os nadadores feras do país e tentar trazer bons resultados dessas competições”, frisa Vinicius. 
Vinicius Gabriel se mostra um atleta evoluído. Apesar de apenas um ano fora de casa. Segundo ele, o ritmo de treinamentos é três vezes maior e a disciplina exigida também. “Mudanças de treinamentos, bem mais do que fazia aqui, desde musculação ao treino na piscina  e evolui muito na parte técnica, já deu para perceber”, diz o nadador. 
Além de toda a estrutura oferecida pelo clube paulista Vinicius Gabriel treina ao lado de grandes nomes da natação brasileira como Felipe França (campeão mundial) Leonardo de Deus (atleta olímpico). Segundo o piauiense são nomes que inspiram e que ele busca diariamente adquirir experiência. 
Neste fim de semana, Vinicius Gabriel participou do Campeonato Piauiense de Natação como convidado. O atleta teve a oportunidade de nadar novamente com seus companheiros e aproveitou para nadar provas que ele não nadava até 2014. 100m borboletas e 200m livres, além das provas de velocidades 50 e 100m livres.
Edição: Aline Rodrigues
Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: