Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tite promete liberdade a Neymar, confirma Willian e Coutinho como opção

Tite evita falar sobre fracassos da seleção brasileira em outras copas e fala em 'nova etapa'

31/08/2017 10:35

Às vésperas do duelo contra o Equador nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Beira-rio, Tite e Marcelo concederam entrevista coletiva após o fim da preparação da seleção brasileira para a partida. Treinador e lateral falaram sobre a expectativa para o jogo de amanhã e da evolução do grupo, um ano após a chegada do novo comandante. Como era esperado, a situação de Philippe Coutinho foi abordada durante a entrevista de Tite e técnico disse que preza sempre pela felicidade do atleta, independente de onde ele irá atuar.


 'Qualquer escolha desses 6 ou 7 goleiros que temos, seria justa para alguns e injusta para outros', disse o Treinador na coletiva. Foto: Divulgação/ESPN

"Convocamos com 15 dias de antecedência, temos a dimensão de que é uma janela grande e que as trocas de clubes acontecem, tenho que estar atento a isso, pois mexe com o emocional. Ao mesmo tempo, a essência é a seleção brasileira, um atleta do nível do Coutinho, estando bem naquele momento, foi convocado. Teve o contato com o staff do Liverpool com o Klopp para ter esta possibilidade, de correr risco, mas não abrir mão de um atleta deste nível", afirmou o treinador.

Na sequência, Tite confirmou Wllian na vaga de Coutinho: "Willian tem jogado, está bem, então por uma questão de justiça, ele inicia, Coutinho é opção", disse o treinador, que ainda falou sobre a relação da função que Neymar tem no Paris Saint-Germain e na seleção brasileira.

"O Neymar se sente a vontade na amplitude aberto, mas com uma abertura de rodar. No Santos ele fazia isso. Lembro que jogamos com o eles e o Adilson Batista o usou pelo lado direito, e ele não se sentia a vontade. Jogando tu precisa estar onde se sinta a vontade, ele tem sim uma liberdade de trabalhar por fora e por dentro, como será isso, ai é outra história. Classificado para a Copa do Mundo da Rússia 2018, Tite afirmou que gostaria de ter mais tempo para trabalhar, mas voltou a falar que a competição já começou.

Tite analisa liberdade que Neymar tem no PSG e diz onde o brasileiro se sente mais à vontade. Foto:Divulgação/ESPN

"Passamos para uma nova etapa agora, a Copa do Mundo e a cobrança de desempenho continua. A Copa do Mundo iniciou. Queria ter mais tempo para trabalhar, fico quieto, incomodado por ter que orientá-los em pouco tempo. Resultado não sei, mas estamos pressionados a ter um bom desempenho. Não, queria estar neste momento, ou até antes. Falei isso para eles e agora confirmo isso a vocês", enfatizou o comandante.

Por fim, o treinador disse estar em paz e agradeceu aqueles que os ajudaram a crescer e chegar onde ele está hoje: "Gosto daquilo que faço, estou pressionado, voltei para a minha terra, e você fica pressionado voltando para sua terra. Pedi para a comissão me ajudar, se não, quero fazer duas, três coisas. Mas estou em paz, sou muito grato a Garibaldi e Veranópolis. Me moldaram, me prepararam para entender críticas e evoluir", afirmou Tite, que ainda relembrou o começo no Grêmio.

Estas foram as palavras do lateral esquerdo Marcelo, escolhido para ser o capitão da seleção brasileira na partida desta quinta-feira, contra o Equador. Antes de Tite conceder a entrevista coletiva, o atleta também falou à imprensa.

"Poder ser capitão pela primeira vez é algo que não tem preço. Trabalho minha vida inteira para desfrutar destes momentos com a seleção. Claro, com a ajuda do professor e do staff, pude ganhar esta oportunidade. Mas estou mais feliz por ajudar a seleção",  contou o jogador do Real Madrid.

"Desde o começo, Tite foi muito claro passando o que queria, temos feito um bom trabalho, todos os jogadores. Mas sabemos que não tem nada ganho, temos que levar o nome da seleção brasileira onde ele tem que estar, no mais alto possível. Sabemos que estamos em um bom momento, mas temos que dar o nosso máximo, completou Marcelo. Bicampeão da UEFA Champions League, Campeão espanhol e um dos líderes o Real Madrid, o lateral falou da importância que tem no clube merengue e como evoluiu em sua carreira.


'Ver a minha família sorrir com um jogo da seleção é muito maior que uma Champions League', disse o jogador. Foto: Divulgação/ESPN

"Estou muito mais maduro do que ano passado, espero estar assim ano que vem também. Mas é o que eu falei, é ter tranquilidade para trabalhar. Fico muito feliz por ter ganho a Champions, mas chegar aqui, representar o Brasil, ver que o país sabe que o Brasil vai jogar, minha família saber que eu vou jogar. Isso é muito melhor que uma Champions", revelou o atleta.

Logo em seguida, Marcelo foi interrompido por Tite que corroborou o que foi dito pelo comandado. "Isso foi exatamente o que ele disse em nosso primeiro contato após o fim da temporada. Não tem participação do treinador, ele está credenciado a ser capitão pelo conjunto de trabalho que vem mostrando", esclareceu o técnico.

Para encerrar, o lateral disse que o fato da seleção estar classificada não traz tranquilidade ao grupo. "Tite sempre buscar melhorar algo, aprimorar alguma coisa. O caminho é duro, mas queremos colocar a seleção onde ela tem que estar.  Nossa mentalidade não muda, temos que ir para todo jogo como se fosse o último", afirmou.

"A motivação a gente tem todos os dias. Primeiro, temos saúde, depois, podemos representar nossa seleção. Para estar aqui, precisamos estar bem no clube. Eu corro pelo Neymar, ele corre por mim. Não falta motivação. Mesmo estando classificados, precisamos sempre melhorar", encerrou Marcelo.

Fonte: ESPN
Mais sobre: