Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem Neymar, Real Madrid e Barcelona fazem a "final" do Espanhol

Catalães confirmam a ausência do craque do brasileiro, que está suspenso. CR7 e Messi lideram times, e merengues tentam alargar vantagem na ponta em reta final do Espanhol

23/04/2017 11:09

Sem Neymar, Real Madrid e Barcelona fazem a

Sem Neymar! O Barcelona decidiu não colocar em campo o seu camisa 11, alegando que preferiu não relacionar o jogador que está suspenso "por falta de garantias legais pela falta de resposta do Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) sobre o recurso enviado pelo clube". Essa dúvida virou o assunto principal do clássico com o Real Madrid, que será disputado neste domingo, no Santiago Bernabéu. A bola vai rolar às 15h45 (de Brasília).

Uma suspensão que parecia simples acabou se tornando um imbróglio. O clube catalão tentou achar uma brecha no regulamento e na lei para poder ter o brasileiro contra o maior rival. O esforço tinha justificativa: trata-se de uma "final" no Campeonato Espanhol.

O Real é líder com 75 pontos e, se vencer, abrirá seis pontos do Barça, que tem 72, faltando cinco rodadas para o fim. Se o Barça vencer, os dois ficarão empatados na pontuação. Mas ainda há um porém: os merengues têm um jogo a menos, pois o duelo contra o Celta de Vigo (pela rodada 21) foi adiado e será disputado no dia 17 de maio, entre as duas últimas rodadas do torneio.

Messi durante último treino do Barça, que também teve Neymar (Foto: Reprodução Twitter)
Messi durante último treino do Barça, que também teve Neymar (Foto: Reprodução Twitter)

Neymar foi suspenso por três jogos devido à expulsão na derrota por 2 a 0 do Barcelona para o Málaga, na penúltima partida do time no Espanhol - pegou um jogo por conta do cartão vermelho e mais dois por aplaudir ironicamente o árbitro ao deixar o gramado. O Barcelona entrou com recurso no Comitê de Apelação da Federação Espanhola de Futebol, que foi negado. Na sexta, o clube deu sua última cartada e levou o caso para o Tribunal Administrativo do Esporte (TAD), que marcou reunião excepcional no sábado, que não é dia de expediente, para decidir se aceitaria ou não o recurso. No entanto, o órgão cancelou a reunião por não ter conseguido contactar alguns de seus membros, segundo o presidente Enrique Arnaldo, e enviou um comunicado ao Barça dizendo que Neymar segue suspenso e, portanto não pode jogar.

O Barça não aceitou e questionou a decisão. Em comunicado oficial, o clube disse ter ficado surpreso com a declaração de Enrique Arnaldo de que não pôde resolver o caso por conta de prazos e horários. Também alega que o presidente apresentou sua opinião pessoal sobre o caso e não respeitou os procedimentos formais, uma vez que não se encontrou com os demais membros. Os catalães pediram que Arnaldo não participasse do processo de deliberação do caso e ainda aguardavam uma resolução por parte do TAD antes da partida. Resumindo: o Barça acreditava estar amparado pela lei, mas corria o risco de ser punido caso escalasse Neymar.

Bale voltou a treinar com o grupo após se recuperar de lesão (Foto: Efe)
Bale voltou a treinar com o grupo após se recuperar de lesão (Foto: Efe)

A expectativa era que o brasileiro viajasse a Madri junto do time, nem que fosse para dar apoio. Mas o clube publicou neste domingo, antes da viagem, um comunicado informando que o brasileiro não foi relacionado. O técnico Luis Enrique deu razão ao Barcelona por defender seus interesses e disse estar pronto para jogar "com ou sem Neymar". O substituto provável para Neymar é Paco Alcácer. O comandante, por sinal, disputará o clássico pela última vez à frente do Barça, já que deixará o clube ao fim desta temporada.

Após a eliminação nas quartas da Liga dos Campeões frente à Juventus, os catalães tratam o jogo deste domingo como de vida ou morte.

- É um clássico que vai acabar com nossas chances no torneio ou colocá-lo perto de nós novamente. Só a vitória vale para nós - dissse Luis Enrique.

Bale de volta ao Real Madrid

No Real Madrid o clima é bem mais leve, por conta da sétima classificação seguida às semifinais da Champions após vitória sobre o Bayern de Munique. E Zinedine Zidane ganhou mais uma boa notícia. A equipe terá o retorno de Gareth Bale, que se recuperou de lesão na panturrilha, mas não confirmou se o galês será titular ou começará no banco de reservas. Os zagueiros Varane e Pepe seguem fora. O treinador francês disse pensar diferente de Luis Enrique em relação à importante da partida, tentando tirar um pouco o peso dos seus jogadores, que atuarão em casa.

- Apesar de tudo, não será decisivo, aconteça o que acontecer. Temos sete finais, e amanhã começa a primeira. Vamos pensar jogo a jogo, e todos são importantes.

Messi em dupla vantagem contra CR7

Números de Cristiano Ronaldo e Messi no clássico Real Madrid x Barcelona (Foto: Site oficial do Barcelona)
Números de Cristiano Ronaldo e Messi no clássico Real Madrid x Barcelona (Foto: Site oficial do Barcelona)

O clássico também marca mais um encontro entre os dois melhores jogadores dos últimos anos: Messi e Cristiano Ronaldo. Cada um foi artilheiro do Espanhol três vezes. Nesta edição, o argentino lidera com folga, com 29 gols em 28 jogos (média de 1,03 gol por jogo), enquanto CR7 tem "apenas" 19 gols em 24 partidas (média de 0,79). Ambos têm presença confirmada no Bernabéu.

No histórico de clássicos, Messi também leva a melhor. O camisa 10 enfrentou o Real em 33 oportunidades: venceu 15, empatou oito e perdeu 10. O camisa 7 do time de Madri encarou o Barça 26 vezes: venceu sete, empatou sete e perdeu 12.

E os dois craques são protagonistas de uma curiosa pintura de rua feita durante esta semana em Barcelona, que traz Messi na ponta dos pés dando um beijo na boca de Cristiano. A obram batuzada de "O amor é cego", é do artista italiano Tvboy e faz referência à celebração do Dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha, comemorado exatemente neste domingo. Na data, é costume na região os homens presentearem as mulheres com uma rosa e receberem um livro em troca.

Beijo de Messi e Cristiano Ronaldo em pintura de rua em Barcelona (Foto: Reprodução de Instagram)
Beijo de Messi e Cristiano Ronaldo em pintura de rua em Barcelona (Foto: Reprodução de Instagram)

Hegemonia do Real na história e do Barça na atualidade

O Espanhol foi tratado por Zidane no início da temporada como grande objetivo do Real Madrid em 2016/17. O clube é o maior campeão do torneio, com 32 conquistas - o Barcelona é o segundo, com 24 -, mas levou apenas um troféu nas últimas oito edições. Enquanto isso, os catalães foram campeões seis vezes e diminuíram a diferença para o maior rival. Se os merengues vencerem o clássico deste domingo, darão um passo importantíssimo e ficarão muito perto da título número 33.

Escalações:

Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Sergio Ramos, Nacho e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Bale (Isco), Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane.

Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Alcácer. Técnico: Luis Enrique.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: