Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah vence 3 lutas, vai à final e leva prata no World Masters Guadalajara 2016

Outros cinco brasileiros lutam no primeiro dia do torneio. Na primeira luta, piauiense derrotou "dona da casa" com um ippon.

27/05/2016 15:32

O World Masters Guadalajara 2016 começou nesta sexta-feira (27), por volta das 13 horas (horário de Brasília), com seis brasileiros em ação.

E a piauiense Sarah Menezes mais uma vez mostrou que está preparadíssima para os Jogos Olímpicos do Rio, chegando à final da competição sem grande esforço.

Mas na luta derradeira, contra a japonesa Ami Kondo, campeã mundial em 2014, Sarah acabou sendo superara por um ippon de imobilização, ficando com a prata.

Sarah Menezes imobilizada por Ami Kondo na final do World Masters Guadalajara 2016 (Foto: Robin Willingham / IJF Media Team)

Confira o momento em que Sarah é derrotada por imobilização (ippon) pela japonesa:

(Imagens: Sportv)

O êxito de Sarah é um ânimo extra para que ela conquiste o segundo ouro olímpico em agosto, uma vez que o World Masters é o terceiro principal torneio do judô, ficando atrás apenas justamente das Olimpíadas e do Mundial.

Além dela, mais cinco brasileiros representaram o Brasil no tatame mexicano no primeiro dia de disputas - Nathália Brígida, Érika Miranda, Rafaela Silva, Felipe Kitadai e Eric Takabatake.

Sarah encarou Edna Carrillo, do México, na sua primeira luta do torneio, pelas oitavas. Com um ippon no último segundo da disputa, a piauiense avançou às quartas de final, pegando a cubana Dayaris Mestre Alvarez.

Na segunda luta, Sarah novamente saiu vitoriosa. Pontuando um wazari e forçando quatro shidos (advertências), que equivalem a um ippon, a atual campeã olímpica superou Dayaris Alvarez, classificando-se para as semi-finais do World Masters Guadalajara 2016.

Na semi, Sarah conseguiu um wazari e três yukos, garantindo a vaga na final, em que acabou sendo superada pela adversária do Japão.

A competição é a última classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, e dá até 700 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

Sarah Menezes comemora a prata no World Masters Guadalajara, última competição antes do @Rio2016 (Foto: CBJ / Divulgação)

Sarah chega a cinco medalhas em 2016

Além desta medalha de prata, este ano Sarah Menezes já havia subido outras quatro vezes ao pódio. Conquistou duas medalhas de ouro - no Gand Prix de Havana (Cuba) e no Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado na mesma cidade. Além de duas medalhas de bronze - uma no Grand Prix de Samsun (Turquia) e outra no Grand Slam de Paris (França).

Demais brasileiros foram eliminados nas primeiras lutas

Primeiros brasileiros no tatame, os ligeiros Felipe Kitadai e Eric Takabatake não passaram de suas primeiras lutas. Takabatake foi superado por ippon pelo francês Walide Khyar, atual campeão europeu, e Kitadai fez luta equilibrada contra Won Jin Kim, da Coreia do Sul, mas acabou derrotado. Ele abriu um yuko de vantagem, mas o coreano conseguiu a virada com dois yukos. 

Em seguida, Nathália Brígida (48kg) fez luta dura contra a japonesa Ami Kondo, mas a brasileira levou uma punição e acabou sendo derrotada pela japonesa, que horas depois também superaria Sarah Menezes na final.

Na sua primeira luta, Rafaela Silva foi imobilizada até o ippon pela francesa Helene Receveaux e também se despediu do World Masters Guadalajara sem medalha.

Depois de Sarah Menezes, Érika Miranda (52kg) foi a atleta brasileira que chegou mais longe no torneio, mas conseguiu apenas o quinto lugar.

Érika avançou às quartas-de-final depois de passar pela mongol Tsolmon Adiyasambuu, forçando uma punição à adversária no Golden Score. 

Em seguida, a brasileira superou a italiana Odette Giuffrida com um ippon, indo para as semi. Mas Érika não conseguiu o êxito, sendo derrotada pela japonesa Misato Nakamura.

Na disputa pelo bronze, contra Annabelle Euranie, da França, Érika Miranda sofreu duas punições e ficou sem medalha.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: