Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah sobe ao tatame hoje no Mundial; Judoca encara alemã

Esse será o primeiro Mundial da atleta após a saída da categoria ligeiro (-48kg) para a categoria meio-leve

29/08/2017 07:36

A judoca piauiense Sarah Menezes sobe hoje (29) aos tatames do Mundial de Judô, que acontece em Budapeste, na Hungria. A primeira luta será contra a alemã Nieke Nordmeye. Sarah busca o titulo inédito na categoria meio-leve (-52kg), mas esse é seu nono mundial pela Seleção Brasileira. As lutas começam às 10h do horário local (5h de Brasília), e repescagem, semifinais e disputas por medalhas começam às 16h no horário local, por volta das 11h no horário de Brasília. 
Esse será o primeiro Mundial de Sarah após a saída da categoria ligeiro (-48kg) para a categoria meio-leve (-52kg). A piauiense vive uma crescente e conquistou o ouro no Regional I de Judô lutando pelo Piauí, e no mês de junho garantiu a medalha de prata no Grand Prix de Cancún, a primeira internacional após a mudança de categoria. 

A piauiense Sarah Menezes sobe no tatame do Mundial de Judô (Foto: Paulo Pinto/ CBJ)

Sarah acabou ‘herdando’ a vaga para o Mundial após a lesão de Mariana Silva (-63kg), que desfalca a seleção por ter se machucado em treinamentos e precisou passar por cirurgia no joelho. A piauiense fala sobre as expectativas para o Mundial e mostra confiança. 
“Sobre as adversárias eu não me preocupo tanto, sou bem tranquila e costumo nem olhar minha chave, fiquei sabendo pelos outros. Passamos muitos dias na França fazendo uma aclimatação e também treinando junto com a Seleção deles e isso foi bom para todos nos. Me sinto muito bem, confiante e agora é dar meu melhor no tatame para continuar evoluindo nos resultados”, relatou Sarah Menezes. 
Sarah atualmente é número 18 no ranking da Federação Internacional de judô, que tem a também brasileira Erika Miranda (-52kg) como vice líder da categoria meio-leve. Caso passe pela alemã de 22 anos, a campeã olímpica vai encarar Ai Shishime, do Japão, medalhista de bronze no Grand Prix de Dusseldorf deste ano. 
O Mundial de Judô teve inicio na segunda-feira (28) com três brasileiros subindo aos tatames; Phelipe Pelim (-60kg), Stephanie Koyama (-48kg) e Eric Takabatake (-60kg), todos foram eliminados nas oitavas de final. O mundial na Húngria se estende até quinta-feira (3) quando acontecem também as disputas por equipes mistas. 
Evento serve de laboratório para a equipe brasileira 
O Mundial servirá para que a federação internacional da modalidade ratifique ou abandone novas regras que lançou no final de 2016. 
Entre as principais estão a diminuição do tempo das lutas masculinas de cinco para quatro minutos, a extinção do yuko como pontuação -restaram apenas o ippon e o waza-ari- e o máximo de três punições, e não mais quatro, para eliminar o judoca de um combate, entre outros. 
A CBJ promoveu um "intensivão" sobre as novas regras para a seleção durante a preparação da equipe, na cidade de Pindamonhangaba, no início deste mês. 
Edson Minakawa e Jeferson Vieira, árbitros com participações em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, estiveram na aclimatação para ajudar em simulações de combates e solução de dúvidas. 
Outro ponto de atenção é a disputa mista por equipes entre nações, novidade que ganhou relevância por entrar no programa olímpico. 
As categorias envolvidas na disputa dão uma perspectiva favorável para o Brasil (57 kg, 70 kg e acima de 70 kg, no feminino, e 73 kg, 90 kg e acima de 90 kg, no masculino). 
Essa formação permite escalar ao menos, por exemplo, Rafaela Silva, Mayra Aguiar e Rafael Silva, entre outros
Edição: Biá Boakari
Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: