Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah leva novo ouro no Pan de Judô com vitória sobre atual campeã mundial

Judoca piauiense venceu Paula Pareto, da Argentina, que em agosto de 2015 conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Judô.

29/04/2016 18:15

A judoca piauiense Sarah Menezes, medalhista de outo nas Olimpíadas de Londres, voltou a conquistar o lugar mais alto do pódio nesta sexta-feira (29), no Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado em Havana, capital de Cuba.

Sarah venceu a argentina Paula Pareto, que é a atual campeã mundial da categoria ligeiro (até 48 kg). No ano passado a piauiense também conquistou o ouro no Pan-Americano de Edmonton com uma vitória sobre Pareto. Já a judoca da Argentina conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Judô de 2015 com uma vitória sobre a atleta Haruna Asami, do Japão. O torneio foi disputado entre 24 e 30 de agosto do ano passado.

Nesta sexta-feira, a campeã olímpica e a campeã mundial levaram novamente para o tatame a tradicional rivalidade entre Brasil e Argentina. E a piauiense levou a melhor graças a um shidô - a penalidade mais fraca no judô, uma advertência que não gera pontos para o adversário, mas pode decidir quem vence a luta.

Todos os nove brasileiros que lutaram nesta sexta-feira, primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô,  conseguiram a classificação para disputar medalhas.

Além de Sarah Menezes (48kg), também chegaram à disputa pelo ouro: Érika Miranda (52kg), Mariana Silva (63kg), Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg) e Alex Pombo (73kg). Enquanto Eric Takabatake (60kg), Nathália Brígida (48kg) e Rafaela Silva (57kg) conseguiram a classificação para disputar o bronze.

Brasil conquistou cinco ouros, uma prata e três bronzes

Antes da luta de Sarah, foi a vez de Nathália Brígida (48kg) enfrentar a colombiana Luz Alvarez na disputa pelo bronze. 

Depois de estar perdendo por um shidô, Nathália conseguiu o waza-ari faltando 30 segundos para o fim da luta, e manteve a vantagem até o final, conquistando o terceiro lugar no pódio.

Em seguida foi a vez de Eric Takabatake (60kg) enfrentar o cubano Yandry Torres Marimon, também pelo bronze. O brasileiro saiu na frente com um yuko, e, faltando 30 segundos para o final do duelo, repetiu o golpe e só precisou esperar o cronômetro zerar para confirmar o bronze.

Felipe Kitadai (60kg) enfrentou Sérgio Pessoa, do Canadá, na disputa pelo ouro na categoria até 60 kg. O brasileiro levou uma punição e ficou parte da luta em desvantagem, mas em seguida foi a vez do canadense ser punido, igualando tudo. Por fim, Sérgio Pessoa sofreu uma segunda punição e Kitadai manteve a vantagem até o final, conquistando o título.

Érika Miranda (52kg) também conseguiu o ouro para o Brasil, com um belíssimo Ippon sobre a canadense Ecaterina Guica.

O quarto ouro brasileiro veio com Charles Chibana (66kg), que derrotou na final o atleta Eduardo Araújo, do México. Após sofrer um waza-ari, Chibana conseguiu aplicar um ippon e se tornou o campeão da sua categoria.

Rafaela Silva (57kg) e a canadense Jessica Klimkait se enfrentaram para ver quem ficava com o terceiro lugar no pódio. A brasileira sofreu duas punições e a adversária três. Resultado: mais um bronze para o Brasil.

Na categoria até 73 kg, Alex Pombo ficou com a prata, após sofrer um ippon de Arthur Magelidon, do Canadá.

Mariana Silva (63kg) superou Maricet Espinoza, de Cuba, e conquistou o quinto ouro para o Brasil. A adversária sofreu um shidô por falta de combatividade, o que definiu a vitória da brasileira.

Outras medalhas de Sarah em 2016

Este ano Sarah já conquistou uma medalha de bronze no Grand Prix de Samsun (Turquia), uma de ouro no Gand Prix de Havana (Cuba) e outra de bronze no Grand Slam de Paris (França).

Por: Cícero Portela
Mais sobre: