Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Santiago é eleita sede dos Jogos Pan-Americanos de 2023

Após a retirada de Buenos Aires (ARG), a capital chilena era a única candidata a receber o evento; Proposta aprovada por unanimidade pelos membros da Odepa

04/11/2017 14:53

A cidade de Santiago (CHI) foi eleita, neste sábado, a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2023. A proposta da capital chilena foi aprovada, por unanimidade, pelos membros da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). Após a retirada da candidatura de Buenos Aires (ARG) no início deste ano, apenas Santiago seguiu na briga. A cidade também receberá os Jogos Parapanamericanos. 

O ministro de esportes do Chile, Pablo Squella Serrano, estava entre os presentes na Assembleia. O dirigente que competiu no Pan de Indianápolis -1987, onde foi quinto colocado nos 400m com obstáculos, afirmou que não medirá esforços para 'tornar este sonho realidade'. 

"Foi uma honra estar presente nos Jogos Pan-Americanos como atleta. Não vamos poupar esforços para receber os Jogos Pan-Americanos em 2023. Trabalhamos duro e queremos tornar esse sonho realidade. Nossos esforços são projetados para atingir esse objetivo e estamos prontos para hospedar o maior evento esportivo nas Américas. Temos profissionalismo e ótimos esportistas. Esperamos mostrar aos países que os sonhos podem se tornar realidade", afirmou. 

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, participou do vídeo de candidatura mostrado pelo Comitê Santiago-2023, destacando o apoio ao governo ao evento. Ela prometeu uma 'verdadeira celebração do esporte'. De acordo com o comitê, 70% dos locais estão localizados em um raio de 22km e que um sistema de transporte será implantado para a competição. 

Além disso, a vila dos atletas estará a 12min do metrô ao Estadio Nacional Julio Martínez Prádanos, que receberá as cerimônias de abertura e encerramento, assim como as provas de atletismo. O Pan de Santiago-2023 deve ocorrer de 6 a 24 de outubro. 

Fonte: Terra
Mais sobre: