Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rio 2016: Sarah Menezes e outros 4 brasileiros serão cabeças de chave no judô

Três mulheres e dois homens brasileiros serão cabeças de chave nos Jogos Olímpicos, metade do número alcançado pelo país em Londres 2012.

31/05/2016 15:05

A judoca Sarah Menezes está entre os cinco judocas brasileiros que serão cabeças de chave nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O número mostra a fase difícil que os atletas tupiniquins enfrentam no esporte, tendo em vista que nas Olimpíadas de Londres 2012 o número de atletas do Brasil que foram cabeças de chave foi o dobro de agora: 10, somadas as categorias masculina e feminina.

Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg) e Mayra Aguiar (78kg) estão em quarto lugar no ranking em suas respectivas categorias. Por essa razão, elas não vão enfrentar outras favoritas a medalha pelo menos até as semi-finais.

A judoca Sarah Menezes conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e pode ser bi em agosto

Já entre os homens, um dos que começará os Jogos em chaves privilegiadas é Victor Penalber (81kg), em sétimo na sua categoria. O outro cabeça de chave será da categoria acima de 100kg, ainda a ser definido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), entre os nomes de Rafael Silva (9º do ranking) e David Moura (10º).

Outros sete atletas brasileiros já estão com suas vagas confirmadas nos Jogos Olímpicos, mas em chaves mais difíceis: Charles Chibana (19º na categoria até 66kg), Alex Pombo (27º na até 73kg), Tiago Camilo (20º na até 90kg), Rafaela Silva (14ª na até 57kg), Mariana Silva (16ª na até 63kg), Maria Portela (14ª na até 70kg) e Maria Suelen Altheman (12ª na +78kg). 

Segundo a Agência Estado, em três categorias a briga está aberta pela convocação. Na categoria até 60kg, Eric Takabatake (13º) tem só 21 pontos a mais que Felipe Kitadai (14º), que é o favorito a ser escolhido. No peso pesado, a vantagem de Rafael Silva sobre David Moura é de 102 pontos, mas Moura tem resultados melhores contra os judocas que vão à Olimpíada. Já na até 100kg, os 101 pontos de folga sobre Luciano Corrêa (27º) devem levar Raafel Buzacarini (24º) aos Jogos.

Os 14 atletas que vão representar o judô brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão convocados oficialmente nesta quarta-feira, 1º de junho. O anúncio será feito na página oficial da Confederação Brasileira de Judô no Facebook (www.facebook.com/BrasilJudo) a partir das 10 horas (horário de Brasília). 

A cada meia hora será anunciada uma categoria, a começar pelo peso-ligeiro. Em seguida, serão feitos os anúncios dos pesos meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado e o pesado, finalizando às 13 horas. 

Sarah entre as favoritas

Diversos atletas e jornalistas especializados na cobertura do judô têm opinado que a piauiense Sarah Menezes está entre as favoritas para levar o ouro olímpico, que seria o segundo em sua carreira, tendo em vista que ela chegou ao topo do pódio nos Jogos de Londres 2012.

Este ano, Sarah já conquistou duas medalhas de bronze (no Grand Prix de Samsun e no Grand Slam de Paris), uma de prata (no World Masters Guadalajara, conquistada na última sexta, 27 de maio) e duas de ouro (no Campeonato Pan-americano de Havana e no Grand Prix de Havana).

Por: Cícero Portela
Mais sobre: