Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente do COB altera estatuto para não assumir Comitê Rio 2016

De acordo com informações do Jornal Folha de S. Paulo, Paulo Wanderley atuou nos bastidores junto com sua diretoria para mudar regimento que será votado em assembléia na próxima quarta

17/11/2017 11:27

O atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, atuou nos bastidores e alterou o estatuto da entidade para evitar assumir a direção do Comitê Organizador da Rio 2016. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, Wanderley e sua diretoria conseguiram retirar a proposta do estatuto que deve ser aprovado em assembléia no próximo dia 22 de novembro.


Wanderley substituiu às pressas Carlos Arthur Nuzman, 75, preso suspeito de ter feito a "ponte" entre o esquema de corrupção do governo Sérgio Cabral (PMDB) e os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) na escolha do Rio para receber os Jogos de 2016. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress)

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos acumula dívidas com ex-funcionários, fornecedores e tem que encerrar suas atividades até 2023. Sem presidente desde que Carlos Arhur Nuzman foi preso e entregou sua carta de demissão, o Rio 2016 trabalha sob o comando interino de Edson Menezes e de um conselho administrativo formado por empresários e ex-atletas. Mesmo com a manobra, segue a cargo de Wanderley definir o futuro do estatuto do comitê organizador.

O COB apresentou na última semana, em sua sede, no Rio de Janeiro, a proposta do novo estatuto. Para ser aprovado ele precisa passar por votação em assembleia marcada para a próxima quarta. Pelas novas propostas, o poder do presidente diminui e o da assembleia aumenta. Será dela a função de votar os rumos da entidade e eleger os membros dos conselhos fiscal, de administração e de ética.

Os atletas ganham mais espaço e a participação deles na assembleia foi um dos principais pontos debatidos. Atualmente são 30 presidentes das confederações, um brasileiro do COI e apenas um representante dos atletas. Com o novo estatuto o número de atletas será obrigatoriamente 1/3 dos representantes das confederações. Com a entrada de novos esportes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o número de dirigentes vai subir para 35, e o de atletas saltará para 12.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: