Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por "imponência", medalhas da Rio 2016 são as mais pesadas da história

Láurea dos vencedores da Olimpíada na Cidade Maravilhosa pesa 500g, 100g a mais do que em Londres 2012 e tem o mesmo diâmetro. Comitê quis passar grandiosidade

15/06/2016 14:27

A primeira Olimpíada da Era Moderna aconteceu em Atenas, no longínquo ano de 1896. Lá, os campeões olímpicos não recebiam medalhas de ouro. Levavam para casa medalhas de prata, com 48mm de diâmetro e apenas 47g. Passaram-se mais de 100 anos e a evolução das láureas olímpicas não parou. Em Londres 2012, os britânicos resolveram mostrar pujança e entregaram aos vencedores medalhas com 85mm e 400g de peso, quase o dobro dos 231g de Barcelona 1992. O recorde de maior medalha olímpica, porém, só durou um ciclo para os londrinos. Antes mesmo dos Jogos do Rio 2016, as medalhas cariocas, lançadas nesta terça-feira, 14, já entraram para a história. Com 500g, desbancaram as de quatro anos atrás e são as mais pesadas já feitas para os Jogos de Verão.


Medalha da Rio 2016 é a mais pesada da história com 500g (Foto: Reprodução )

A novidade não veio por acaso. Desde a concepção das medalhas o Comitê Rio 2016 trabalhava com a intenção de mostrar imponência e bater Londres 2012. A partir de 2004, as medalhas olímpicas passaram a ter como obrigatoriedade no anverso a imagem da deusa Nike, que representa a vitória. No reverso, era possível criar e fazer como os australianos em Sydney 2000, quando trouxeram a Ópera da cidade, ponto turístico local. O Rio optou por ser clássico e no reverso colocou uma coroa de louros e a marca dos Jogos. Mas, se manteve o mesmo diâmetro de Londres, com 85mm, fez uma láurea 100g mais pesada que a anterior.


Quem levar medalha na Rio 2016 irá levar para casa uma escultura com a marca dos Jogos (Foto: Thierry Gozzer)

- Pensamos nisso. Sem dúvida era para ser imponente também. O diâmetro é o mesmo, tem 85mm de diâmetro, com uma certa variação dos materiais, mas com 500g. Foi de propósito fazermos elas mais representativas de todas as maneiras. A medalha olímpica é mais tradicional, mas inova mais em aspectos de produção - disse Dalcacio da Gama Reis, gerente de design dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A medalha de ouro tem 494g de prata (metal) com 92,5% de pureza e 6g de ouro, com 99,9% de pureza. A produção desse ouro teve preocupação socioambiental e está isento de mercúrio. A de prata tem 500g de prata. A de bronze, com 40% de cobre reutilizado de restos da própria Casa da Moeda, tem 475g de cobre (97%) e 25g de zinco (3%). As fitas da medalhas são feitas com quase 50% de fios de garrafas PET recicladas. Foram produzidas 2.488 olímpicas. As medalhas são ligeiramente abauladas, com o centro um pouco mais alto. Nas bordas existe uma gravação com o naipe e a modalidade, identificando cada medalha e modalidade em questão. 

Escultura ao invés de flores

O pódio olímpico também será diferenciado. O Comitê Rio 2016 optou por não entregar ramos de flores aos medalhistas como vinha sendo feito nas edições anteriores das Olimpíadas. Quem subir ao pódio na Olimpíada vai ganhar, além da medalha e do mascote Vinícius, uma escultura da marca dos Jogos Olímpicos. O pódio carioca é feito em madeira pinus, de reflorestamento, e conta com plantas de verdade à frente dos atletas, representando a natureza exuberante do Rio de Janeiro. Todas serão replantadas depois do uso.

- Queríamos inovar na cerimônia. Dividimos em três climas. O pódio é orgânico, super brasileiro, feito de madeira e já traz a natureza exuberante brasileira reverenciando os atletas. Ela está aos pés dos atletas medalhistas. E por isso começamos a pensar se fazia sentido ter aquele ramo de flores que estavam com os atletas, mas muitas vezes eles nem guardam. Queríamos que eles tivessem uma lembrança bem particular, única da Olimpíada do Rio de Janeiro. Então, pensamos nas esculturas da nossa marca, que é uma marca tridimensional, que fala da união, do abraço - explica Beth Lula,  gerente de projeto e desenvolvimento conceitual do sistema gráfico do Look of the Games dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: