Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense vence primeiro dia de prova da Copa N/NE

Competição reúne 280 ciclistas em Teresina. Competição segue até domingo na avenida Raul Lopes.

22/08/2015 08:39

Teresina respira ares diferentes neste final de semana. A cidade cheia de carros e motocicletas dá lugar a ciclistas de 15 estados do país. Eles participam da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo. A prova, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Piauiense, mal começou, mas já é considerada um sucesso tanto de público como de participantes. No total, 280 ciclistas estão na capital piauiense. E, fazendo bem seu papel de dona da casa, o Piauí estreou bem na competição. Thiago Tarson conquistou o ouro na prova contra relógio na categoria júnior com o tempo de 3min 51s 237c.
A Copa Norte Nordeste é um evento itinerante e, a cada ano, é realizado em um estado diferente da região. Este ano ele chegou a sua 37ª edição e é considerado de grande porte. “A Copa tem revelado grandes nomes para o ciclismo brasileiro. Ultimamente, dois atletas que integram a Seleção Brasileira nos Jogos de Toronto, uma garota do Rio Grande do Norte e outra de Sergipe, foram medalhistas de bronze no Pan. Isso mostra que é um evento importante e que exige um grau de dedicação e organização”, afirmou o diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo, Marco Barbosa.

A promessa do Piauí no ciclismo começou mostrando que não é só um competidor. O jovem Thiago Tarson, de 17 anos, participou na tarde de ontem do primeiro dia de provas e se sagrou campeão da prova contra relógio. “O meu rendimento está muito bom, evolui com os treinamentos. Eu não esperava o primeiro lugar porque não é uma prova especifica minha e do meu rendimento, mas tive esse grato resultado. Busco me manter sempre entre os lideres, tanto Estadual quanto Regional e Nacional até o fim do ano”, declarou Thiago Tarson.

Mas nem só os piauienses brilharam na tarde de ontem. A atleta baiana Idelmara Vieira foi campeã na categoria elite feminina. A triatleta disputa no Piauí a segunda prova especifica de ciclismo na carreira e demonstra ter talento. “Estou muito feliz com o resultado, mas isso é fruto do nosso treinamento. Quem não treina não tem como competir nem como ganhar”, afirma a atleta.

As altas temperaturas acabaram surpreendendo alguns competidores, a prova teve inicio às14h, horário nada grato para quem precisava pedalar contra o tempo. “Nem senti tanto a temperatura em si, mas sim a baixa umidade e, no final da prova, a garganta faltou e a respiração ficou ruim e isso complica. Mas deu tudo certo”, completou Idelmara.

A piauiense Carmen Castro ficou em quinto lugar na prova feminina contra re lógio, categoria elite. As disputas da Copa Norte Nordeste de Ciclismo seguem até domingo. Hoje pela manhã acontece a prova de resistência. As disputas se encerram no domingo com o circuito. As provas estão sendo realizadas no complexo da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes.


Foto: Jailson Soares/ODIA

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O DIA
Mais sobre: