Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense integra delegação brasileira que participa das Surdolímpiadas

O Brasil leva a maior delegação da história do país com 150 atletas, entre eles está Elvis, de União.

26/05/2017 08:35

As Surdolimpíadas, também conhecidas como Olimpíadas para Surdos, é um evento internacional de esportes organizado para atletas surdos pelo Comitê Internacional de Desportos para Surdos (ICSD). O nome é uma combinação das palavras "surdos" e "Olimpíada" que faz alusão aos Jogos Olímpicos. Esse ano, entre os dias 16 e 30 de julho acontece mais uma edição das surdolímpiadas, em Samsun, na Turquia. Nesta edição, o Brasil leva a maior delegação da história do país com 150 atletas. Entre eles está Elvis Morais, de 21 anos, natural de União. 

O atleta Elvis Morais recebe instruções do treinador em Teresina (Foto: Jaílson Soares/ O Dia)
Elvis vai ser o único representante do Brasil na modalidade Luta Olímpica. O atleta conheceu o esporte através do Projeto Social Quartel General da Luta, núcleo da cidade de União. O lutador conheceu o projeto aos 19 anos, quando sua mãe Solange levou o garoto para treinar devido a rebeldia dentro de casa. “Ele era um pouquinho rebelde e a partir do momento que entrou no jiu-jitsu isso mudou totalmente a rotina. Hoje em dia eu disponibilizo muito do meu tempo para poder priorizar as atividades dele”, explicou a mãe Solange. 

Há dois anos o Projeto Social QG da Luta começou a trabalhar com a modalidade luta olímpica e, segundo o mentor do projeto, Major Luiz Oliveira, a chance de levar um atleta do estado para uma surdolímpiadas foi bem vista. “O Elvis já participava de competições de jiu-jitsu apesar da deficiência auditiva e nós fizemos apenas a adaptação para luta olímpica. E ele pega tudo muito rápido e serve de estímulo para outros que ficam se lamentando com a vida”, frisou Luiz Oliveira. 
O atleta atualmente treina em União e uma vez por semana vem para Teresina treinar com auxílio do Major Luiz Oliveira e de outros lutadores do projeto. Além disso, a família corre atrás dos valores da passagem de Teresina até São Paulo, pois a Confederação vai custear passagem, hospedagem e alimentação, mas somente de São Paulo até a Turquia. 
Para participar nos Jogos, os atletas devem ter perdido 55 decibéis no seu "ouvido melhor". Aparelhos auditivos, implantes e qualquer objeto do tipo não tem seu uso permitido na competição, visando deixar todos os atletas no mesmo nível. Outros exemplos de variação acontecem com os juízes. Invés de soprar um apito, o juiz usa uma bandeira vermelha. As Surdolímpiadas acontecem entre os dias 16 a 30 de julho, em Samsun, na Turquia.
Edição: Luiz Carlos Oliveira
Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: