Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí ganha pista de BMX, legado da Olimpíada 2016

Com pista, Teresina deve receber competições internacionais. Obra deve ser concluída em dezembro

02/07/2015 07:10

O Piauí é o único estado do Nordeste que terá uma pista de bicicross. Teresina foi recentemente contemplada com essa construção, que será um legado das Olimpíadas 2016. Serão construídas seis pistas de BMX no país, projeto do programa medalhas 2016. O Piauí foi escolhido para sediar uma das pistas por conta do crescimento no esporte, tanto no numero de filiados à federação quanto pelos bons resultados dos atletas do estado nos últimos dois anos. 

O cenário do ciclismo no estado mudou bastante nos últimos dois anos. Com isso, houve uma renovação de atletas, dando vez a uma nova geração. Há cinco anos, o Piauí aparecia em 27º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo. Hoje o estado figura entre o 5º e 6º lugar, deixando em evidência o crescimento. “A qualidade dos nossos atletas e dos nossos eventos estão crescendo muito. isso é o resultado”, explica o presidente da federação piauiense, George Rodrigues. 

A construção da pista de BMX em Teresina foi vista com maus olhos por alguns. O principal motivo seria a falta de praticantes do esporte. Mas, para George Rodrigues, o BMX se torna impraticável sem um local adequado. Aqui em Teresina quem passa pelo bairro Renascença, zona Sudeste, costuma se deparar com muitos jovens dando pulos e saltos em alta velocidade por cima de alguns montes de areia. “A pista é superimportante. A pista é um objeto olímpico e, com a construção, daremos oportunidades para muitas pessoas praticarem o esporte. Temos os garotos no Dirceu são prováveis adeptos, assim como o pessoal do mountain bike”, afirma. 

Depois de construída a pista deve ser usada como local de aclimatização para os atletas que irão participar das olimpíadas do Rio-2016, já que o bicicross é uma modalidade olímpica. Além disso, existe um projeto para tornar a pista de BMX um polo de esporte, trabalhando outras modalidades no espaço ao redor, aumentando assim o polo turístico do estado. A pista começa a ser construída no dia 10 de julho e deve ser concluída em dezembro.

Por: Pâmella Maranhão- Jornal O Dia
Mais sobre: