Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pentacampeão mundial de jiu jitsu pede dinheiro na rua para ir a competição

Postagem com foto de dois atletas piauienses arrecadando dinheiro em cruzamento viralisou nas redes sociais.

21/05/2017 18:20

A imagem chama atenção e causa tristeza, apesar dos sorrisos simpáticos dos dois jovens atletas, parados em um cruzamento de Teresina segurando uma faixa onde se lê: “Ajude; Mundial de Jiu Jitsu; CBJJE”. Os dois pedem a contribuição dos teresinenses para conseguir dinheiro para competir no estado de São Paulo, em julho.

A postagem foi compartilhada por um deles, Lívio Ribeiro. Ele é o atleta mais premiado do jiu jitsu piauiense: coleciona cinco títulos mundiais seguidos pela CJJBE, cinco campeonatos brasileiros pela CBJJ, três sulamericanos, além de inúmeras medalhas em competições menores. Entretanto, segundo ele, é ignorado pelo poder público desde o começo da carreira, há oito anos.

“A falta de apoio é muito grande aqui em Teresina. Esta é a segunda vez que vou para a rua, com outros colegas, e é horrível ter que pedir moedas para levar o nome do Piauí para fora”, disse o atleta. Além de pedir dinheiro, Lívio conta que já teve de fazer rifas e vender água mineral em competições para custear as viagens.

Segundo ele, o grande problema são as passagens áereas, mais caras em Teresina. A viagem que precisa fazer em julho, para São Paulo, custa cerca de R$ 1100 reais. E sem patrocínio nem apoio do governo municipal ou estadual, tem lutado de várias formas para conseguir o dinheiro.

“Prefeitura e o Estado nunca chegaram junto da gente, para conversar. Já tentei pedir o apoio a eles também, mas não consegui, nem me deram bola”, diz o atleta, que foi campeão mundial no ano passado, e teve de viajar para Portugal usando os próprios recursos.

Atletas pedem apoio para viajar para competição em cruzamento (Foto: Reprodução/ Facebook)

O dinheiro arrecadado nos cruzamentos ajuda, mas está longe de ser o suficiente para Lívio e todos os companheiros. “O povo de Teresina ajuda muito. O pessoal fica é triste”, comenta o atleta. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: