Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nico Rosberg vence sétima seguida e iguala marca de Michael Schumacher

Hamilton e Kimi completam pódio, Bottas e Massa fecham top 5. Nasr é 16º.

01/05/2016 15:14

Pela primeira vez desde o fatídico domingo do adeus de Ayrton Senna em Ímola, 1994, a Fórmula 1 voltou a ter uma corrida no dia 1º de maio, dessa vez na Rússia. Nesse dia, há 22 anos, um alemão subiu no alto do pódio, Michael Schumacher. Mas não havia razões para comemorar. Hoje, outro alemão ocupou esse lugar, Nico Rosberg, mas desta vez cheio de motivos para sorrir. Líder do campeonato, o piloto daMercedes foi impecável no Autódromo de Sochi. Largou na pole position e venceu de ponta a ponta o GP da Rússia deste domingo. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, foi o segundo, e Kimi Raikkonen o terceiro, o pódio nº 700 da Ferrari. As Williams de Valtteri Bottas e Felipe Massa completaram o top 5 de carros que fecharam a corrida na mesma volta do líder. Felipe Nasr foi a 16º. Com o resultado, Rosberg segue 100% em 2016. Venceu as quatro corridas da temporada e chegou aos 100 pontos no Mundial de Pilotos, 43 à frente do vice-líder Hamilton.

Esta foi a primeira corrida da F1 num 1º de maio desde a morte de Senna (Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli)

Além disso, somando às três vitórias do fim do ano passado, Rosberg alcançou sete triunfos consecutivos, igualando as marcas de Michael Schumacher e Alberto Ascari e ficando a apenas duas do recorde absoluto de nove, estabelecido pelo compatriota Sebastian Vettel em 2013. De quebra, Nico ainda anotou a melhor volta da corrida, completando o chamado “Grand Chelem” (vitória, liderança em todas as voltas + melhor volta) pela primeira vez na carreira. 

Já outro alemão não tem motivos para comemorar. Sebastian Vettel abandonou a corrida logo na primeira volta após levar dois toques de Daniil Kvyat, o mesmo com quem se estressou na corrida anterior, na China. Ironicamente, a batida aconteceu justamente na curva 3, batizada com o nome do jovem russo da RBR, ídolo local. 

Largando em décimo após ter problemas no treino classificatório, Lewis Hamilton fez uma boa corrida de recuperação e minimizou o prejuízo. Ao evitar os incidentes da primeira volta, pulou cinco posições logo de cara. Depois, ultrapassou Massa e Bottas, e ganhou a posição de Raikkonen na parada dos boxes para cruzar em segundo. Em uma corrida sem muitas trocas de posições por causa do pouco desgaste dos pneus, o brasileiro fez o que pôde. Largou em quarto, não conseguiu segurar a Mercedes de Hamilton dessa vez e terminou em quinto, logo atrás do companheiro Bottas, que havia começado em segundo. De chassi novo, Felipe Nasr partiu de 19º, chegou a figurar em 12º com as confusões da largada, mas teve um pequeno furo de pneu e precisou parar cedo nos boxes. Depois, não conseguiu permanecer por lá muito tempo com o lento carro da Sauber e acabou em 16º. Seu parceiro de time, Marcus Ericsson, foi o 14º.

Um dos destaques positivos da corrida ficou por conta de Fernando Alonso. O espanhol levou a McLaren ao 6º lugar, seu segundo melhor resultado desde que retornou à equipe inglesa. Kevin Magnussen também chamou a atenção ao marcar os primeiros pontos da Renault em 2016, com o sétimo lugar. Romain Grosjean (Haas), Sergio Pérez (Force India) e Jenson Button (McLaren) completaram a zona de pontuação. A decepção ficou por conta da RBR. Após a barbeiragem na largada, Daniil Kvyat, foi apenas o 15º. O incidente do russo também prejudicou o parceiro Daniel Ricciardo, que acabou sendo tocado por Vettel, teve que fazer uma parada nos boxes a mais e ficou em 11º, fora dos pontos. 

A CORRIDA

Largada: Rosberg arrancou bem e manteve a ponta com segurança. Partindo de segundo, Bottas acabou surpreendido por Raikkonen na curva 2, enquanto Massa prosseguiu em 4º.  Largando em sétimo por causa de uma punição por troca de câmbio, Vettel pagou caro por começar no meio do pelotão. Foi tocado uma vez, ironicamente por Kvyat, prosseguiu na pista, mas foi acertado novamente pelo russo e acabou na barreira de proteção, abandonando a prova e provocando a entrada do safety car. 

1ª volta: Tocado por Vettel na confusão, Ricciardo precisou parar nos boxes e caiu para as últimas posições. Começando do 10º lugar no grid, Hamilton não largou bem e chegou a perder contato com o pelotão da frente. Mas se beneficiou com as confusões à sua frente e ganhou cinco posições, pulando para quinto. Lá atrás, Gutiérrez provocou um salseiro. Quem se deu mal foi Hulkenberg e Haryanto que deixaram a corrida. E quem agradeceu foi Felipe Nasr, que ganhou sete colocações e subiu para 12º.

4ª volta: A prova foi retomada na volta 4. Hamilton deu o bote em Massa e pulou para 4º, enquanto Bottas recuperou a posição de Raikkonen e voltou ao segundo lugar. Já Rosberg aproveitou para se distanciar na liderança.

7ª volta: Com a faca nos dentes, Hamilton partiu para cima de Raikkonen e assumiu o terceiro posto. Daniil Kvyat foi punido com um "stop and go" pelos dois “totós” em Vettel e caiu para último.

9ª volta: Outro a ser punido, mas com drive-through (passagem direta pelas boxes), foi Esteban Gutiérrez, da Haas, pelo incidente na primeira volta.

12ª volta: Por causa das limitações da Sauber, Nasr não pôde se segurar por muito tempo no pelotão intermediário e foi perdendo posições, inclusive para os carros da Manor, caindo para 15º. O brasileiro fez seu pit stop na volta 12 e retornou em 17º.

15ª volta: Na ponta, Nico Rosberg fazia volta mais rápida atrás de volta mais rápida. Em poucas voltas, o alemão já possuía mais de 10s de vantagem sobre o segundo colocado Bottas.

17ª volta: Do pelotão da frente, Bottas foi o primeiro a fazer seu pit stop. Retornou em sétimo, atrás de Alonso.

18ª volta: Hamilton fez sua parada na sequência e voltou logo atrás do finlandês. E ficou lá por pouco tempo. Rapidamente colocou do lado e fez a ultrapassagem.

19ª volta: Foi a vez de Massa ir aos boxes. A Williams trabalhou rápido e devolveu o brasileiro à pista em sétimo, atrás de Bottas. O finlandês, porém, passou Alonso, que ainda não havia parado, e subiu para quinto.

20ª volta: Raikkonen faz seu pit stop e conseguiu voltar à frente de Bottas, mas atrás de Hamilton.

21ª volta: Com vantagem enorme na ponta, Rosberg poderia até tomar um cafézinho que voltaria na liderança. O alemão retornou à pista 12s à frente de Verstappen, que ainda não havia parado nos boxes.

22ª volta: Com as paradas de Verstappen e Alonso, que fecharam a rodada de pit stops, a classificação ficou assim: 1º Rosberg, 2º Hamilton (+13s), 3º Raikkonen (+16s), 4º Bottas (+19s) e 5º Massa (+27s). Nasr, por sua vez, ocupava a 16ª posição. 

28ª volta: Com a corrida morna nas primeiras posições, as atrações ficaram por conta dos pelotões intermediários e de trás.  Nasr, ao tentar defender posição, acabou escapando na curva 2 e retornou à pista sem passar por fora da placa indicada pela direção de prova. Ele foi punido com o acréscimo de 5s em seu próximo pit stop ou ao fim da corrida.

29ª volta: Dentre as brigas na meiúca,  destaque para as disputas entre Magnussen, Grosjean, Ricciardo e Sainz pelas últimas vagas na zona de pontuação. 

33ª volta: Apertando o ritmo, Hamilton passou a reduzir a desvantagem para Rosberg. Além disso, o alemão perdia tempo com os retardatários. Com isso, a diferença caiu drasticamente para 8s.

34ª volta: Verstappen, que estava em sétimo, abandonou com problemas no motor de sua STR.

37ª volta: Rosberg jogou um balde de água fria na reação de Hamilton ao cravar 1m39s616, melhor volta da prova até então, e mostrar que estava apenas administrando a liderança. 

43ª volta: Em pouco tempo, Rosberg voltou a abrir 13s de vantagem sobre Hamilton. A diferença entre as duas Mercedes passou a ser menor que o tempo entre o inglês e o terceiro, Raikkonen.

47ª volta: Com 41s de vantagem para Alonso e o quinto lugar praticamente garantido, Massa decide fazer mais um pit stop e coloca um jogo de pneus supermacios.

52ª volta: Mesmo com a vitória nas mãos, Rosberg seguia pisando fundo. Na penúltima volta, anotou o melhor tempo, 1m39s094. Conformado com o 2º lugar, Hamilton já havia tirado o pé.

Última volta: Rosberg recebeu a bandeira quadriculada para sua sétima vitória seguida, com 25s de vantagem para Hamilton. Raikkonen fechou o pódio, seguido por Bottas e Massa. 

RESULTADO DO GP DA RÚSSIA

Resultado do GP da Rússia (Foto: Divulgação)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Classificação Mundial de Pilotos após o GP da Rússia (Foto: Globoesporte.com)

Fonte: globoesporte.com
Mais sobre: