Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Neymar é apenas o 6º brasileiro com mais gols no clássico; confira a lista

Com três gols marcados em clássicos diante do maior rival, camisa 11 do Barcelona divide sexta posição com Romário, mas fica atrás de Fenômeno, Evaristo e outros

02/04/2016 12:25

Tabela - Artilheiros brasileiros em clássicos (Foto: GloboEsporte.com)

Ao todo, 13 brasileiros balançaram a rede no clássico entre Real Madrid e Barcelona (Fonte: GloboEsporte.com)

Neymar é o principal nome do futebol brasileiro na atualidade. Coadjuvante de luxo de um Barcelona com Lionel Messi como referência, o camisa 11 é uma das apostas da equipe de Luis Enrique para o clássico contra o Real Madrid, neste sábado, no Camp Nou, às 15h30 (de Brasília) - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. Desde que chegou ao clube em 2013, o brasileiro soma bons números e balançou a rede três vezes, mas é apenas o sexto maior artilheiro do Brasil no clássico mais importante da Espanha. 

A concorrência é forte, mas Neymar pode se gabar de ter o mesmo número de gols marcados por Romário, que na temporada 1993/94 fez três em um jogo - vitória por 5 a 0 do time comandado por Johan Cruyff contra um Real que tinha Luis Enrique, hoje técnico catalão, como camisa 10. Dois atacantes renomados da história do futebol brasileiro encabeçam a lista: Ronaldo e Evaristo de Macedo anotaram seis gols cada. O Fenômeno deixou sua marca quatro vezes com a camisa do time de Madri e duas pelo Barça; Evaristo fez todos pelo clube da Catalunha. 

Dos 13 brasileiros que escreveram o nome na história de Barcelona x Real Madrid com gol, três dividem a segunda posição: Giovanni, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, todos do Barça, marcaram cinco vezes cada (confira a lista completa acima). Os torcedores do Barcelona comemoram mais vezes gols brasileiros. Ao todo foram 32 bolas na rede do Real Madrid. Pelos merengues, Ronaldo, Canário, Roberto Carlos e Marcelo somam nove. 

Evaristo de Macedo foi o primeiro representante do país sul-americano a marcar no clássico. No dia 26 de outubro de 1958, o atacante do Barcelona anotou três na goleada de 4 a 0, válida pelo Campeonato Espanhol. Outra curiosidade gira em torno de Roberto Carlos. O lateral-esquerdo, famoso pelas cobranças de falta, foi o único brasileiro a marcar um gol contra. No jogo de volta das oitavas da Copa do Rei, em fevereiro de 1997, o camisa 3 ajudou o clube catalão no empate por 1 a 1, mas o Real avançou pela vitória por 3 a 2 na primeira partida. 

Fonte: ge
Mais sobre: