Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Na mira do futebol chinês, Luan explica gol à la R10: "Vinha treinando"

Camisa 7 anotou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, neste domingo, na Arena e desperta consultas da Ásia; presidente nega venda por US$ 17 milhões

30/11/2015 11:59

Luan vivia rara tarde de ostracismo pelo Grêmio neste domingo. Isso até os 23 do segundo tempo, quando voltou a brilhar com o protagonismo costumeiro no 2 a 1 sobre o Atlético-MG, na Arena, pela 37ª rodada. O camisa 7 cobrou falta rasteira para anotar o gol do triunfo. "Eganou" e surpreendeu o goleiro rival, Victor, em lance que, na verdade, já havia sido treinado pelos gremistas. Assim, chegou ao 17º gol pelo Tricolor em 2015 e se consolidou como "Rei dos números" – ainda lidera com 11 assistências, em 55 jogos. Não à toa, desperta o interesse do futebol chinês e seus dólares milionários.

(Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

O lance que deu a vitória parecia quase obra do destino. Curiosamente, o árbitro Péricles Bassols não havia assinalado falta na jogada, mas sim, impedimento de Bobô. Alertado pelo assistente, o juizão voltou atrás. Ao lado de Galhardo para a cobrança, Luan gesticulou com a mão, sinalizando que bateria por cobertura, ao contrário do companheiro, com chute potente. Optou, porém, pelo lance à la R10 – Ronaldinho balançou as redes em cobrança semelhante no triunfo do Flamengo por 5 a 4 sobre o Santos, no Brasileirão de 2011. Deu certo.

– Eu já vinha treinando. Vi que a falta estava perto e que tinha muito cara alto. O Victor também é grande. Eu vi que ele deu um passo para o meio. Pude ser feliz e ajudar o Grêmio. Eu falei para eles (companheiros), que o Galhardo bate mais forte, e que ia colocar por cima, sem peso. Como tinha bastante gente, botei por baixo – disse o garoto na saída de campo.

Em sua entrevista coletiva após a partida, o técnico Roger Machado respaldou o discurso do camisa 7. O comandante afirmou que a jogada já havia sido trabalhada ao longo da semana, como alternativa para a barreira de estatura elevada do Galo.


– A gente já havia treinado. A gente sabia que a possibilidade de a bola ser alcançada no seu canto, embaixo, podia nos dar uma vantagem, é difícil para o goleiro, porque a barreira fica alta. Quando a barreira fica alta, isso dificulta, não deu tempo de voltar mais – disse o técnico Roger.

O gol neste domingo foi o 10º de Luan no Brasileirão. Entre gols e assistências, o artilheiro gremista no ano teve participação direta em 28 das 88 vezes em que o Tricolor balançou as redes – contribui com um a cada três gols da equipe. E, claro, desperta o interesse do futebol europeu e asiático. 

Na mira do futebol chinês

Após ser tachado de "novo Neymar" e de ter visto seu nome ser atrelado ao gigante Real Madrid, o garoto foi alvo de consulta de um clube do futebol chinês. A cifra da sondagem gira em torno de 17 milhões de dólares (cerca de R$ 63,5 milhões). Um valor alto, mas que em um primeiro momento não o tira da equipe gremista para um mercado pouco atrativo, como o da China.

O assédio vindo do outro lado do continente foi assunto na entrevista coletiva de Roger Machado após a partida. E a resposta veio em tom de brincadeira. O comandante fitou o presidente Romildo Bolzan, que acompanhava o encontro com os jornalistas e o interpelou, pedindo sua permanência.

- Meu presidente está aí? Não (sai), né, presidente? É um jogador decisivo. Hoje fez jus à sua capacidade. Num jogo difícil. É nesse momento que tem que aparecer o jogador decisivo. No contexto do nosso time, é uma peça fundamental, bastante importante. Faria falta, mas não quero pensar nisso por agora – afirmou o treinador.

A resposta do presidente, em sua entrevista logo após a fala de Roger, foi contundente:

– Pelo valor que disseram, o Luan não sai – disse Bolzan.

Luan foi promovido à equipe principal do Grêmio no início de 2014. Soma, ao todo, 105 jogos e 25 gols pelo Tricolor, em duas temporadas com as cores do clube.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: