Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Público alerta para risco de tragédia na final da Série D

Promotora questionou a estrutura do estádio para receber 40 mil torcedores.

11/11/2015 12:23

O Ministério Público fez um alerta para o risco de uma tragédia durante a final da Série D do Brasileirão entre o River e o Botafogo-SP no próximo sábado (14). A reunião para planejamento estratégico do jogo aconteceu no Quartel do Comando Geral com a presença da Polícia Militar, representantes da Federação Piauiense de Futebol (FPF) e Corpo de Bombeiros. Para a promotora Maria das Graças do Monte, o estádio Albertão não possui estrutura adequada para receber 40 mil torcedores. “Os laudos que nós temos estão vencidos e indicam que não há estrutura de prevenção eficaz para esta quantidade de gente”, disse a promotora.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia


Promotora Maria das Graças do Monte, à esquerda, criticou as condições físicas do estádio Albertão para o jogo

Maria das Graças citou como exemplo um eventual princípio de incêndio e afirmou que o Estádio Albertão não conta com um número de extintores suficientes, além de saídas de emergências que comportem o púbico para o caso de uma eventual necessidade.

Outro ponto levantado pela promotora Maria das Graças diz respeito à presença de ambulâncias dentro do estádio. Para ela, as quatro ambulâncias que devem ficar a postos são insuficientes para atender aos torcedores e aos próprios jogadores caso precisem “A proporção é de uma ambulância com dois enfermeiros e um médico para cada 10 mil torcedores”.


Reunião de planejamento estratégico para a final da Série D aconteceu no QCG com a PM e os Bombeiros

Em contrapartida, Cesarino Oliveira, presidente da Federação Piauiense de Futebol, declarou que o estádio tem capacidade de receber 52 mil pessoas e que apenas 40 mil ingressos foram postos à venda, ou seja, o Albertão não estará com sua lotação máxima de público no momento do jogo. “Até agora, não temos conhecimento de nenhuma situação que nos traga preocupação. Fatalidades podem acontecer em qualquer lugar”, completa Cesarino.

Cesarino mencionou ainda que a responsabilidade pela estrutura do Albertão é do Governo do Estado e que a Federação está se esforçando para resolver os problemas pontuais para garantir a segurança do torcedor tanto na parte interna do estádio, quanto na externa. A FPF pediu que os torcedores respeitem o espaço que é patrimônio público.

O Ministério Público vai se reunir com o Corpo de Bombeiros para analisar o laudo expedido hoje (11) pela Fundação  do Esporte do Piauí (Fundespi), que garantiu que o estádio Albertão pode receber tranquilamente um público de até 41 mil pessoas. 


Por: Maria Clara Estrêla com informações de Pedro Vitor Melo
Mais sobre: