Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Livro mostra Jogos Olímpicos do Rio através da visão e paixão da torcida

"Torcedores" reúne imagens captadas pelo fotógrafo Thiago Facina, além cliques de alunos da rede pública de ensino que participaram de oficina coordenada por ele

06/12/2016 08:51

O Rio recebeu, em 2016, os maiores atletas do planeta. O brasileiro vibrou, sofreu e jogou junto com cada competidor que passou pelas arenas, do medalhista de ouro ao quase anônimo. Seja na arquibancada, espremido em uma grade ou mesmo em casa, pela televisão. E foi justamente esse clique, esse momento mágico, o foco do livro “Torcedores” (Editora Arte Ensaio), que será lançado pelo fotógrafo e cientista social Thiago Facina nesta terça-feira, no Rio.

 livro, na verdade, é feito a 50 mãos. Vinte e quatro jovens do ensino médio da rede pública foram selecionados para participar de uma oficina com duração de dois meses de aulas (junho e julho de 2016) e dois meses de vivência de campo (agosto e setembro), com carga horária total de 60 horas. Ao longo desse período, foram trabalhados aspectos teóricos (história da fotografia e da arte, antropologia da imagem, entre outros) e práticos voltados para o ‘olhar fotográfico’. 


Livro "Torcedores": torcida observa medalha de Isaquias na Lagoa na Rio 2016 (Foto: Divulgação )

Durante as olimpíadas e paralimpíadas, esses jovens foram a campo com Thiago para exercitar tudo que foi trabalhado em sala de aula. Eles se espalharam pelos locais de competição, mas não apenas neles. O entorno das arenas e o Boulevard Olímpico serviram especialmente de pano de fundo para alguns dos principais flagrantes. As melhores fotos foram selecionadas para compor o livro. São cerca de 140, quase metade feita pelos alunos. O resultado impressionou tanto, que Thiago resolveu assinar o livro junto com eles.

- Para mim havia um contraste interessante entre as provas de rua, o Boulevard e o parque olímpico. No parque as pessoas chegavam de forma ordenada em um calçadão novo, quase branco, num sol escaldante. Nas ruas e no Boulevard, ao contrario, podia de tudo, as pessoas gritavam, vendiam coisas, faziam shows, protestavam. Esse contraste fica claro em algumas fotos – explica Thiago, que escolheu para a capa um momento justamente pouco comum, quando torcedores sem ingresso se amontoaram na grade da Lagoa Rodrigo de Freitas para testemunhar uma das medalhas de Isaquias Queiroz na canoagem.


Livro "Torcedores": torcida chega ao Parque Olímpico na Rio 2016 (Foto: Divulgação)

A ideia do projeto nasceu durante o Pan-Americano de 2007. Por cortesia de um amigo, Thiago ganhou ingressos e frequentou algumas competições. Percebeu, então, que tinha muito mais interesse no que acontecia nas arquibancadas do que nas quadras, campos e tatames. O fato de não ser muito fã de esportes deu a liberdade para que passasse toda a competição de costas para os atletas, com olhar fixo nos torcedores. A partir daí, foram anos para formatação do trabalho que vai agora para as livrarias.

- A mim interessavam os gritos, as expressões de raiva, felicidade, frustração, tristeza, catarse. Rapidamente dividi o público em dois: uns são apenas plateia, outros são torcedores. Pretendem interferir diretamente no placar vaiando o adversário, empurrando seus ídolos aos berros, fornecendo um gole de água através de seus aplausos. Nos seus olhos eu vejo admiração.


Livro "Torcedores": torcida observa passagem da Tocha na Rio 2016 (Foto: Divulgação)

O lançamento do livro “Torcedores” acontece nesta terça-feira (6/12), às 17h, na Livraria Cultura (Rua Senador Dantas, 45. Centro, RJ).

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: