Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Judocas piauienses disputam Grand Prix Qualifing em busca de vaga na elite

Meninas da equipe Judô Queiroz tentam seguir os passos dos meninos e conquistar uma das vagas para a principal competição de clubes da modalidade.

13/06/2015 07:55

Neste final de semana, as atenções dos judocas piauienses se voltam para Taubaté, São Paulo, onde acontecem as disputas do Troféu Brasil e o Grand Prix de Judô. As competições são alvo do primeiro semestre e, neste ano, volta a ter atletas do Piauí no masculino e no feminino. 

O Troféu Brasil é conhecido por ser a Serie A. Há dois anos, a equipe masculina do Judô Queiroz representa o Piauí. A maior torcida deste ano, no entanto, fica para as meninas da equipe Queiroz que disputam o Grand Prix Qualifing, uma espécie de divisão de acesso para a elite. 

Foto: Jailson Soares/ ODIA

No Troféu Brasil, as disputas acontecem de forma individual, enquanto no Grand Prix a competição é por clubes. E, nesta disputa, as teresinenses não terão vida fácil nos tatames de São Paulo: das oito equipes inscritas para o “quali” somente duas se classificam para elite. E, no que depender da multi campeã Luciana Caldas, a mescla de juventude e experiência vai ser o grande segredo do time Piauí. As disputas do Qualifing acontecem no domingo. 

“Depois do Regional, a gente focou nessa ideia de participar do Qualifing. Acompanhei os meninos nos anos anteriores e percebi que não era um sonho tão distante. A mescla das idades vai ajudar muito, mas a união da equipe é o ponto forte”, ressalta Luciana Caldas, uma das mais experientes do grupo ao lado de Poliana Oliveira. 

De acordo com o técnico Queiroz Filho, comandante da delegação, as atletas estão em nível máximo de preparação. Apesar de saber das dificuldades e afirmar que o bom resultado pode depender também do sorteio da chave, o treinador usa o exemplo do time masculino para motivar o sonho da classificação. “A gente dando uma boa sorte no sorteio seria possível como foi possível com o masculino em 2013, quando falava no masculino. Essa ideia não partiu de mim, partiu delas e então fomos pensando e vendo que o retrospecto da para acreditar”, analisou Queiroz. 

Primeira a entrar nos tatames, já na manhã deste sábado, a equipe masculina disputa o Troféu Brasil e vai com três atletas: Stanley Torres (até 73kg), Fabieldo Torres (até 81kg) e Francinaldo Segundo (acima de 100kg). Francinaldo, aliás, foi o único que trouxe medalhas no ano passado. Quem também entra nos tatames apenas no sábado é Hayssa Ewellin (até 70 kg). 

Já no domingo a torcida será por Lilian Lopes (até 52kg), Joseany Fernandes (até 52kg), Marilia Ramos (até 57kg), Luciana Caldas (até 70kg) e Poliana Oliveira (até 70kg).

Por: Pâmella Maranhão- Jornal O Dia
Mais sobre: